As companhias aéreas Latam e Azul anunciaram novos destinos em que irão operar em parceria. Um deles será para Juazeiro do Norte. O acordo de compartilhamento de voos (codeshare) foi divulgado em junho, com o início de vendas das passagens para hoje. A retomada no município cearense também segue no setor hoteleiro, com a volta da operação do Ibis Juazeiro do Norte, da rede de hotéis pertencente à francesa Accor. A data marcada para a reabertura é o próximo dia 20 deste mês.
 "Em um primeiro momento, iluminamos nossos corações como sinal de solidariedade. Agora, reacendemos nossas luzes e abrimos nossas portas para recebê-lo novamente com o acolhimento de sempre e com cuidados redobrados", comunicou a administração do hotel, em comunicado. Na divulgação, reafirmou que implementou ações garantidoras de medidas sanitárias e de higiene ainda mais rigorosas nos quartos e áreas comuns.
Já o acordo de codeshare permitiu que a Latam ampliasse sua oferta de voos regionais e, além de Juazeiro, foram anunciados voos para Fernando de Noronha-PE e Montes Claros-MG. Até setembro, a Latam deve retomar 244 voos diários no Brasil.
"Os clientes das duas companhias terão mais opções de viagens, e poderão emitir e utilizar uma mesma passagem aérea para viajar, fazer check-in, despachar bagagens e se conectar nas rotas compartilhadas pelas empresas", diz no comunicado a Latam.
O acordo entre as companhias incluirá inicialmente 50 rotas domésticas não sobrepostas de/para Brasília (BSB), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), Porto Alegre (POA), Campinas (VCP), Curitiba (CWB) e São Paulo (GRU).
Outra ação que deve fortalecer os voos regionais é o início da operação da Azul Conecta, nova marca fruto da aquisição da TwoFlex, que já atuava nesse segmento, fechada em janeiro, por R$ 123 milhões. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, divulgada ontem, o presidente da Azul, John Rodgerson, afirmou que "qualquer oportunidade que você tem para conectar duas malhas vai trazer demanda. Isso é muito bom. Em tempos assim (de crise) você tem de ter criatividade. Temos muitas aeronaves paradas".
A nova Azul Conecta vai operar com um total de 17 aeronaves modelo Cesna Gran Caravan, incluindo três exclusivamente para cargas. "Com essas aeronaves vamos chegar a 200 destinos. Todo mundo está triste com o que está acontecendo, mas vai acabar. Temos de olhar para frente"
A Azul ainda analisa a ajuda financeira prometida pelo governo via BNDES. O executivo foi perguntado sobre em que pé está o processo, mas se limitou a dizer que o grupo recebeu os termos da linha do banco e está avaliando. A Azul divulga seus resultados trimestrais nesta semana e, por isso, Rodgerson evitou dar mais detalhes por agora.
Adalberto Febeliano, engenheiro aeronáutico especialista em Transporte Aéreo e ex-diretor da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), comenta que o acordo de codeshare representa para Latam a oportunidade de comercializar mais destinos. Então, para Febeliano, é natural que as companhias ofertem mais rotas.
"As empresas devem reconstruir a sua malha pela grave crise que ainda enfrentamos. Como existem passageiros para a Latam em Juazeiro, é natural que sejam ofertados voos. Depois de reconstruir as malhas para os níveis antes da pandemia, elas poderão ampliar com novos destinos", analisa. (Samuel Pimentel, com Agência Estado)