Logo O POVO+
Setor de serviços avançam em 21 das 27 unidades da federação
Economia

Setor de serviços avançam em 21 das 27 unidades da federação

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MPCE solicita totalidade da frota de ônibus durante horários de pico em Fortaleza (Foto: Evilázio Ferreira / O POVO.doc)
Foto: Evilázio Ferreira / O POVO.doc MPCE solicita totalidade da frota de ônibus durante horários de pico em Fortaleza

O volume de serviços prestados cresceu em 21 das 27 Unidades da Federação em junho ante maio, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, os serviços avançaram 5%.

São Paulo teve expansão semelhante, de 5,1% em junho, após a queda de 19,5% acumulada entre fevereiro e maio.

Outras contribuições positivas relevantes para o setor em junho ante maio foram do Rio de Janeiro (3,6%), Minas Gerais (4,7%), Rio Grande do Sul (6,6%) e Distrito Federal (6,6%).

Na direção oposta, houve perdas significativas no Mato Grosso (-3,2%), Paraná (-1,0%) e Espírito Santo (-3,2%).

Na comparação com junho de 2019, o volume de serviços prestados no País caiu 12,1%, com quedas em 26 das 27 unidades da federação.

A principal influência negativa foi de São Paulo (-10,8%), seguido por Rio de Janeiro (-10,6%), Minas Gerais (-11,5%), Paraná (-15,2%), Rio Grande do Sul (-17,2%) e Bahia (-23,1%).

O único avanço ocorreu em Rondônia (1,3%), impulsionado pelas atividades correlatas ao agronegócio, como a gestão de portos e terminais e o transporte rodoviário de cargas.

 

O que você achou desse conteúdo?