O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou ontem, via redes sociais, que há perspectivas da retomada gradual das escolas para setembro. Ele informou que esta semana será decisiva para fechar, junto aos setores, os protocolos e faseamentos do retorno.
Mas reiterou a importância de manter os cuidados com a prevenção. "Nós não voltamos ainda à normalidade. Só estaremos na normalidade quando houver uma vacina para essa pandemia e precisamos conviver com essa realidade nos próximos meses".
De acordo com a presidente do Sinepe, Andrea Nogueira, há grande expectativa pela ratificação dos protocolos que já foram apresentados pelas escolas e que incluem medidas de distanciamento, uso de equipamentos obrigatórios, aferição de temperatura e reforço dos protocolos de higiene.
Ela explica que apesar de dificuldades enfrentadas, a larga maioria das escolas já está se preparando para este retorno há muito tempo e está pronta para garantir a volta às atividades com segurança. Também diz que a ideia é fazer isso, inicialmente, pelo modelo híbrido. "O pai que não quiser que seu filho volte às aulas presenciais, terá a opção de continuar com as aulas remotas em suas residências. E isso é importante em uma situação de pandemia, porque diminui muito o fluxo de pessoas que vão estar circulando na escola".