No novo programa habitacional do governo, as famílias com renda mensal até R$ 2 mil poderão ser atendidas com o financiamento habitacional, de juros reduzidos, com uma unidade subsidiada, como nos moldes do Minha Casa, Minha Vida, ou ainda com a regularização fundiária e pequenas reformas em suas casas. A carteira de possibilidades para o chamado "grupo 1" do Casa Verde Amarela foi explicada pelo diretor do Departamento de Produção Habitacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Helder Melillo.
No entanto, pontos importantes, como qual será o subsídio aplicado a cada grupo de renda e se a subvenção que existe na antiga faixa 1 do programa (famílias com renda de até R$ 1,8 mil) continuará existindo, não foram confirmados e deverão vir em regulamentação que será editada pelo governo após a publicação da Medida Provisória.
Diferentemente do MCMV, o novo programa não será mais composto de faixas. Será por grupos de renda. Segundo Melillo, no caso dos grupos 2 e 3, as famílias vão poder acessar o financiamento - com taxa de juros um pouco maior -, ou apenas a regularização fundiária. (Agência Estado)