Logo O POVO+
Brasil fechou escolas por mais tempo, alerta relatório
Economia

Brasil fechou escolas por mais tempo, alerta relatório

OCDE. Prejuízos
Edição Impressa
Tipo Notícia

As escolas brasileiras ficaram fechadas por mais tempo que a média dos outros países estudados e isso trará consequências na aprendizagem e nas habilidades dos alunos, ressalta o relatório da Organização para a Cooperação divulgado ontem, 8. "No Brasil, os fechamentos começaram dia 12 de março e, em 25 de março, passaram a ser nacionais. No fim de junho, o País já havia experimentado 16 semanas de fechamento - ante uma média de 14 semanas (até então) nos países da OCDE", diz o levantamento da organização.

Vale ressaltar que em alguns lugares as escolas ainda não reabriram e a pesquisa da OCDE só pegou o período entre 17 de fevereiro e 30 de junho.

"A reabertura da escola no contexto da pandemia depende da capacidade de manter uma distância segura de 1 a 2 metros entre alunos e funcionários. Países com turmas menores podem achar mais fácil cumprir as novas restrições. No Brasil, o tamanho médio das turmas no ensino fundamental inicial é de 24 alunos, maior que a média da OCDE, de 21 alunos".

O relatório adverte para a defasagem provocada pela suspensão das aulas presenciais, mas pede para que as escolas e instituições continuem investindo nessa capacidade de ensinar à distância. (AE)

 

O que você achou desse conteúdo?