Logo O POVO+
Anuário do Ceará é lançado com diversas novidades
Economia

Anuário do Ceará é lançado com diversas novidades

Edição 2020-2021 da publicação foi lançada nessa segunda-feira, 21, em evento com a presença de autoridades que fizeram importantes anúncios em diversas áreas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Anuário do Ceará 2020-2021 foi lançado durante evento virtual (Foto: Reprodução/Youtube)
Foto: Reprodução/Youtube Anuário do Ceará 2020-2021 foi lançado durante evento virtual

Os 70 anos da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), abordagem mais analítica dos dados fiscais e econômicos do Estado, a volta da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind das marcas mais lembradas pelo consumidor cearense, e o mais atualizado ranking do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM). Essas são algumas das novidades compiladas na edição 2020-2021 do Anuário do Ceará, publicação mais antiga em circulação no Estado, lançada ontem em uma live transmitida pelas redes sociais do O POVO. O evento também foi marcado por importantes anúncios feitos por autoridades do Estado.

"Sempre essa é uma data festiva, em que os amigos estão com a gente. É uma festa eminentemente política, educativa e tem todo um conceito por trás disso, não editamos um livro a mais, a gente edita o Anuário que traz um retrato da nossa terra", afirmou a presidente do Grupo O POVO, Luciana Dummar.

Ao apresentar as mudanças do projeto, o editor-executivo do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, destacou que um dos objetivos perseguidos neste ano foi o de, mesmo diante do contexto desafiador de produzir a publicação em meio à pandemia, inovar na forma como as informações chegam ao leitor ou ao internauta.

Publicação ainda mais analítica

"Esse Anuário da retomada é mais do que um slogan, é um balizador de tudo que a gente fez. Desta vez, a gente avançou porque temos por norte não apenas compilar dados, mas ser mais analíticos e fazer com que esses dados cheguem aos leitores e internautas da maneira mais compreensível, que faça mais sentido pra eles", afirmou.

Entre as novidades desta edição, que conta com 13 capítulos distribuídos em 680 páginas, está a parceria com a consultoria BFA na análise mais analítica e abrangente dos indicadores apresentados.

A homenagem feita a algumas personalidades cearenses e o projeto gráfico da edição deste ano, que traz uma máscara em referência ao atual momento, também foram enaltecidos pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

"O nível de detalhamento das informações em relação à questão orçamentária, despesas, receita, FPM, são informações muito ricas, além de uma homenagem mais do que justa à Fiec, ainda mais neste momento tão desafiador de retomada das atividades, para geração de renda e qualidade de vida".

Credibilidade da informação

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ressaltou que a publicação ganha ainda mais relevância em tempos como esses, de excesso de informação, mas com escassez de informações de qualidade. "O excesso de zelo, cuidado e competência nas pesquisas feitas para publicar um Anuário como esse, acaba dando ao cidadão cearense a certeza da credibilidade da informação e de uma fonte fidedigna para se buscar informações".

A própria forma com que o Anuário é lançado, pela primeira em evento virtual, também foi ressignificada. Neste ano, os convidados, além de fazerem um balanço sobre os desafios de cada setor para darem continuidade às atividades em meio a pandemia, também apresentaram novidades durante a cerimônia.

Enquanto o governador Camilo, por exemplo, anunciou novas medidas na área econômica, o prefeito Roberto Cláudio, falou sobre a integração que está sendo feita entre o projeto das Areninhas e as escolas da rede pública de ensino para ampliar o acesso de alunos à educação em tempo integral. A primeira unidade neste formato será no bairro Pirambu.

Estímulo aos empresários

Já o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, destacou a parceria firmada entre o Observatório da Indústria e o Ministério da Economia no projeto de redução do "custo Brasil", no qual serão identificados os gargalos de produção no mercado brasileiro.

"No dia 24, também vamos inaugurar com o Centro Internacional de Negócios (CIN) uma área para que micro, pequeno e médio empresário recebam todas as informações sobre como exportar, o preço de qualquer mercadoria, o que é preciso para importar um produto. Enfim, neste momento, é muito importante estimular o empresariado".

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), desembargador Washington Araújo, ressaltou que, entre os esforços para modernização do Judiciário, está o avanço na digitalização de processos e a especialização de varas no Interior. Em outubro, também será submetido ao pleno do Tribunal o projeto de reestruturação que eleva para entrância final as comarcas de Tauá, Iguatu e Quixadá. "O nosso propósito é fixar os juízes nestas comarcas".

Serviço

Anuário do Ceará 2020-2021

Site: www.anuariodoceara.com.br

Para comprar o Anuário

Onde: bancas, livrarias e sede do O POVO

Venda avulsa: R$ 99

Assinantes: R$ 79 (na sede do O POVO ou solicitar por meio do telefone 85 3254 1010)

 

 

O que você achou desse conteúdo?