Logo O POVO+
Mudança de planos para se readequar à suspensão de contrato
Economia

Mudança de planos para se readequar à suspensão de contrato

Edição Impressa
Tipo Notícia

A assistente financeira Bianca Oitaven é uma das profissionais que tiveram redução de renda. Seu salário diminuiu 50%, mas ela passou também por uma suspensão de contrato que durou dois meses, após a empresa em que trabalha aderir à MP do Governo. O 13º salário que já tinha um destino antes mesmo de sair a primeira parcela, agora, está sendo revisto.

Ela diz que como precisa complementar a renda, os planos também mudaram. "Tenho que me reinventar. Como nós estamos passando por um momento muito delicado na economia e a maioria dos produtos está com os preços inflacionados, esse ano, o melhor a ser feito com meu décimo vai ser investir em algo que me traga retorno financeiro ou guardá-lo para possíveis necessidades futuras", planeja.

O educador financeiro e colunista de Finanças Pessoais do Correio, Edísio Freire, acredita que o 13º virá menor do que o trabalhador espera. "A redução do emprego e a consequente redução da renda, provocados pela pandemia, impactaram no bolso do trabalhador diminuindo o poder de compra além do reflexo pelo aparecimento de outras prioridades nesse cenário incerto. Mais do que nunca, vai ser importante rever o orçamento e refazer os planos que tinha antes para gastar esse dinheiro".

Entre as orientações do especialista está ainda evitar gastos extras. "Nesse momento, vale pensar em escolher presentes mais simples para o Natal, dividir custos com as festas de fim de ano, segurar as viagens. Se houver a necessidade de algum gasto além do planejado, tente fazer o parcelamento sem juros, de forma a não sobrecarregar o orçamento", aconselha. (Priscila Natividade, do Correio 24 horas para a Rede Nordeste)

 

O que você achou desse conteúdo?