Logo O POVO+
Liderança é baseada em autoconhecimento
Economia

Liderança é baseada em autoconhecimento

Edição Impressa
Tipo Notícia

Em palestra no Futura Trends 2020, o professor PhD Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto destacou características importantes para a gestão empreendedora do líder, em resposta à pergunta feita por Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, um dos mediadores de ontem.

Para ele, o gestor deve ter como atributo um profundo autoconhecimento, "para perceber que não sabe de tudo" e assim procurar se cercar de profissionais capacitados. Também proporcionar uma mudança de cultura voltada a novas visões de mundo nos negócios e que tenha uma liderança coerente e conciliadora.

Ainda criticou: "É interessante que muita gente banalizou o tema liderança. Autoajuda gerencial é um desserviço aos empresários. Não atacam o ponto bem central, de liderança e gestão".

A jornalista do O POVO, Adailma Mendes, também na mediação, levantou debate sobre inovação no momento de incerteza, questionando como o País pode superar o "puxadinho digital na educação". "Precisamos resgatar o papel de importância do professor na nossa sociedade", respondeu.

Ele ainda ressaltou que, para desenvolver o País, as pessoas precisam "aprender a aprender" e também ter instituições fortes, que somente serão possíveis quando resolvermos questões institucionais que ofereçam agilidade aos negócios.

Segundo o professor, a pandemia gerou um novo comportamento social, uma vez que parte das pessoas não querem retornar aos escritórios ou salas de aulas, muito por causa dos sérios problemas de mobilidade que existem no Brasil. "Acredito que sejam adotados os dois modelos, presencial e remoto, aproveitando o melhor dos dois mundos".

 

O que você achou desse conteúdo?