Três nichos de mercado devem se concretizar como as melhores oportunidades de negócios no País para 2021: hortifrutigranjeiros, pronto-socorro ou empreendimentos da área de saúde, e serviços de limpeza e higienização doméstica. A estimativa é do Radar de Oportunidades, nova plataforma do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que foi lançada ontem no Ceará.
Por meio da ferramenta, é possível analisar as melhores informações para investir de forma mais assertiva. O projeto foi desenhado para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades e na localização mais adequada para o ponto comercial.
Potencialidade dos pequenos negócios, saturação de mercado, mortalidade, perfil dos clientes e concorrentes são algumas das possibilidades disponibilizadas pela plataforma: "É uma ferramenta de inteligência de mercado para validação de ideias de negócios e sugestão de melhores locais para empreender", diz o articulador da unidade de gestão estratégica do Sebrae/CE, Felipe Cruz.
Com o Radar de Oportunidades, o usuário poderá seguir por três caminhos: "Quero validar uma ideia de negócio" é para aqueles que ainda não sabem em que área empreender, mas gostariam de conhecer as possibilidades; "Quero um local para abrir um negócio" se encaixa no perfil de quem já sabe o que quer, mas ainda está à procura do local ideal; e a aba "Quero conhecer melhor o mercado" é para aquele pequeno empresário que já tem seu próprio negócio, mas busca informações mais apuradas sobre o ramo para aumentar sua competitividade.
Os filtros permitem realizar a pesquisa por cidade ou região. Hoje, além do Ceará, a ferramenta está disponível em outras oito cidades brasileiras e, dentro do Estado, Fortaleza, Caucaia, Aracati, Sobral e Juazeiro do Norte, completam a lista.
João Fabrício Fernandes Freitas, 26, sempre teve o sonho de empreender. Sem capital, optou por fazer um curso técnico. Trabalhando como eletricista numa multinacional, começou a juntar dinheiro. Morador do bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, abriu um mercadinho com estrutura melhor em relação aos outros do lugar e preços competitivos.
"A ferramenta mostrou filtros interessantes das empresas que tinham potencial de crescimento e as que estavam saturadas na minha região. Mostrou também o perfil dos clientes, e isso me apontava para uma assertividade ainda maior", afirma.
As informações contidas na plataforma são atualizados trimestralmente por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Receita Federal. Assim, é possível ter informações georreferenciadas, sobre onde estão localizadas as empresas; que tipo de dinâmica elas têm a partir do movimento de abertura e fechamento dos empreendimentos dentro da série histórica; qual o padrão de consumo daquela localidade; e como está o apoio de fornecedores naquela região.
"O padrão que podemos observar, dentro da ferramenta, é que estamos seguindo numa dupla direção que aponta tanto para o consumo consciente quanto para o consumo de segurança. O empreendedor precisa estar atento porque, no atual contexto em que vivemos, não basta só pensar no melhor produto, é preciso pensar na melhor forma de entregá-lo", destaca Felipe. (Camilla Lima/Especial para O POVO)
Para conhecer as possibilidades do empreendedorismo dentro ou fora do Ceará, basta acessar www.radarsebrae.com.br ou baixar o aplicativo Radar Sebrae.