Logo O POVO+
Ceará ganha plataforma que mostra as melhores oportunidades de negócios
Economia

Ceará ganha plataforma que mostra as melhores oportunidades de negócios

No Estado, Fortaleza, Caucaia, Aracati, Sobral e Juazeiro do Norte passaram a contar com a plataforma Radar de Oportunidades, do Sebrae
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BUSCA do consumidor por alimentação saudável beneficia negócios do segmento de hortifrutigranjeiros (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO BUSCA do consumidor por alimentação saudável beneficia negócios do segmento de hortifrutigranjeiros

Três nichos de mercado devem se concretizar como as melhores oportunidades de negócios no País para 2021: hortifrutigranjeiros, pronto-socorro ou empreendimentos da área de saúde, e serviços de limpeza e higienização doméstica. A estimativa é do Radar de Oportunidades, nova plataforma do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que foi lançada ontem no Ceará.

Por meio da ferramenta, é possível analisar as melhores informações para investir de forma mais assertiva. O projeto foi desenhado para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades e na localização mais adequada para o ponto comercial.

Potencialidade dos pequenos negócios, saturação de mercado, mortalidade, perfil dos clientes e concorrentes são algumas das possibilidades disponibilizadas pela plataforma: "É uma ferramenta de inteligência de mercado para validação de ideias de negócios e sugestão de melhores locais para empreender", diz o articulador da unidade de gestão estratégica do Sebrae/CE, Felipe Cruz.

Com o Radar de Oportunidades, o usuário poderá seguir por três caminhos: "Quero validar uma ideia de negócio" é para aqueles que ainda não sabem em que área empreender, mas gostariam de conhecer as possibilidades; "Quero um local para abrir um negócio" se encaixa no perfil de quem já sabe o que quer, mas ainda está à procura do local ideal; e a aba "Quero conhecer melhor o mercado" é para aquele pequeno empresário que já tem seu próprio negócio, mas busca informações mais apuradas sobre o ramo para aumentar sua competitividade.

Os filtros permitem realizar a pesquisa por cidade ou região. Hoje, além do Ceará, a ferramenta está disponível em outras oito cidades brasileiras e, dentro do Estado, Fortaleza, Caucaia, Aracati, Sobral e Juazeiro do Norte, completam a lista.

Sonho de empreender

João Fabrício Fernandes Freitas, 26, sempre teve o sonho de empreender. Sem capital, optou por fazer um curso técnico. Trabalhando como eletricista numa multinacional, começou a juntar dinheiro. Morador do bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, abriu um mercadinho com estrutura melhor em relação aos outros do lugar e preços competitivos. 

"A ferramenta mostrou filtros interessantes das empresas que tinham potencial de crescimento e as que estavam saturadas na minha região. Mostrou também o perfil dos clientes, e isso me apontava para uma assertividade ainda maior", afirma.

As informações contidas na plataforma são atualizados trimestralmente por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Receita Federal. Assim, é possível ter informações georreferenciadas, sobre onde estão localizadas as empresas; que tipo de dinâmica elas têm a partir do movimento de abertura e fechamento dos empreendimentos dentro da série histórica; qual o padrão de consumo daquela localidade; e como está o apoio de fornecedores naquela região.

"O padrão que podemos observar, dentro da ferramenta, é que estamos seguindo numa dupla direção que aponta tanto para o consumo consciente quanto para o consumo de segurança. O empreendedor precisa estar atento porque, no atual contexto em que vivemos, não basta só pensar no melhor produto, é preciso pensar na melhor forma de entregá-lo", destaca Felipe. (Camilla Lima/Especial para O POVO)

Serviço

Para conhecer as possibilidades do empreendedorismo dentro ou fora do Ceará, basta acessar www.radarsebrae.com.br ou baixar o aplicativo Radar Sebrae.

 

O que você achou desse conteúdo?