A Unimed Sobral, a Amêndoas do Brasil e a Companhia Eletromecânica e Gerenciamento de Dados (Ceneged) foram eleitas as melhores empresas para trabalhar no Ceará em 2020 pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), em parceria com O POVO. Elas conquistaram o primeiro lugar, respectivamente, nas categorias pequenas, médias e grandes empresas. O Prêmio GPTW reconheceu 50 empresas no Estado por suas boas práticas de gestão.
Neste ano, em função da pandemia, o resultado foi anunciado em evento online, transmitido pelo Youtube e acompanhado em tempo real pelo O POVO. A cerimônia também elegeu os vencedores nos estados de Alagoas e Pernambuco.
O presidente do GPTW Brasil, Rui Shiozawa, destacou que dentre as lições que podem ser tiradas deste ano tão difícil para a economia e para a vida das pessoas, em âmbito global, é que cuidar das pessoas, incentivar os negócios e estimular a cidadania são práticas empresariais que fazem a diferença.
Na categoria grandes empresas, acima de mil colaboradores, além da Ceneged, aparecem Unimed Fortaleza, no segundo lugar, e Aeris Energy, em terceiro. O diretor presidente da Ceneged, Renato Felipe, explica que esta é a terceira vez no pódio, mas este ano foi mais especial.
"Como muitas empresas, tivemos dificuldades. Mas acredito que esse prêmio é uma resposta ao processo de confiança que conseguimos desenvolver e transmitir aos nossos colaboradores. Uma sinalização de que nossas ações têm surtido efeito", afirmou.
A opinião é compartilhada pela gerente de Recursos Humanos da Amêndoas do Brasil, Sandra Oliveira. A empresa venceu a categoria médias empresas(de 100 a 999 colaboradores). "Desenvolvemos diversas ações de cuidado não só com nosso colaborador, mas também com sua família. Além disso, nossos programas de desenvolvimento e de reconhecimento foram fundamentais para esse resultado". A Nutrilite ficou em segundo lugar e a Embracon Administradora de Consórcio (Embracon CE) em terceiro.
Na categoria pequenas empresas, entre 30 e 100 colaboradores, o primeiro lugar foi ocupado pela Unimed Sobral. Em seguida, aparecem a Supergasbras Energia e, em terceiro, a Desenrolado. "Nosso propósito é cuidar das pessoas, desde a nossa base às mais altas lideranças, esse é um valor enraizado em nosso dia a dia", afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Sobral, Marília Camerino.
(Do primeiro ao terceiro lugar vai por ordem de classificação e do quarto em diante por ordem alfabética)
Unimed Sobral
Supergasbras Energia Ltda
Desenrolado
Agenda Edu
Atitude Terceirização Holding
Bureau Tecnologia
Grupo Controller
Maquiadoro
Marpe Contabilidade
Mercadapp
Amêndoas do Brasil
Nutrilite
Embracon CE
Acal Home Center
Ancar Ivanhoe ( North Shopping Maracanú / North Shopping Jóquei / North Shopping Fortaleza / Via Sul Shopping)
Avine Alimentos
Boavista Tecnologia
Casablanca Turismo
CB Distribuidora
Centro Universitário Paraíso
Cerbras
Daniel Transportes
Febracis
Fortbrasil
Grande Moinho Cearense
Grupo JW Saraiva
Hotel Gran Marquise
Ibyte
Instituto Atlântico
Iprede
Ivia
Laboratório Vicente Lemos
Lanlink Serviços Ltda
Locmed Hospitalar
Mãe Rainha Urbanismo
Opção Distribuidora de Alimentos e Bebidas LTDA
R. Amaral Advogados
Sicredi Ceará Centro Norte
Troller
Unimed Ceará
Ceneged
Unimed Fortaleza
Aeris
3Corações
Banco do Nordeste do Brasil S.A
Farmácias Pague Menos
Grupo Lagoa
Hospital Regional do Cariri
Hospital Regional Norte
Sesc
Boas práticas que fazem a diferença no trabalho
Investir em respeito, cuidado, transparência e na formação de líderes sintonizados com os valores da empresa são práticas comuns entre as empresas que se destacaram no Prêmio GPTW 2020.
Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, afirma que é essencial trazer a gestão de pessoas para o centro da cultura da companhia. "E muito em cima de cultura de cortesia, porque entendo que tratar bem traz resultado. Além disso, entendo que o encantamento do cliente externo depende do cliente interno, é preciso ser bom para todo mundo".
A diretora de Gente e Gestão da Aeris, Gianna Cunha, explica que esse é o segundo ano consecutivo que a empresa compõe o pódio do GPTW Ceará. "O que prova que o trabalho que estamos fazendo, muito focado em comunicação, transparência e lideranças fortes, têm consistência. Somos uma empresa que cresce rápido e as pessoas crescem com a gente".
Já na Nutrilite, a receita para um bom ambiente de trabalho passa também pela capacidade de fazer aprendizados rápidos, mas sem perder a essência da empresa.
"Em um momento de tantas dificuldades como esse, enaltecemos ações que produzem impacto na vida das pessoas que trabalham na organização e na comunidade em que estamos inseridos", afirma a gerente de RH da empresa, Elisabeth Parente.
Na Embracon Ceará, a diretora de RH, Brenda Donato, explica que foram adotados muitos esforços para manter a equipe unida, ainda que a distância. Desde lives com o presidente da companhia a atividades de qualidade de vida, saúde e bem-estar no home office. "Ganhar o terceiro lugar como melhor empresa para trabalhar no Ceará é para nós a certeza de que nossa equipe confiou nas decisões da empresa nesse período".
E para quem pensa que esse é um trabalho difícil de realizar quando se trata de pequenas empresas, a Desenrolando está aí para provar o contrário. A aposta foi, sobretudo, em respeito e diversidade.
"A pesquisa mostrou de maneira muito forte que somos um local em que as pessoas se sentem respeitadas, seguras para se desenvolver", afirmou a diretora de operações, Luise Castro.
Para Glória Castro, diretora de RH da Supergasbras, este é o tipo de investimento em que todos ganham. "O resultado mostrou que trilhamos o caminho certo com nossos mais de quatro mil funcionários em todo o país, e eles reconheceram este esforço da companhia da qual fazem parte".
Prêmio ajuda a aperfeiçoar gestão
O Prêmio GPTW chegou a sua 11ª edição no Ceará. O resultado é obtido a partir de um questionário respondido pelos próprios colaboradores, que avaliam a percepção e a experiência deles baseadas em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
E desde a sua primeira edição no Estado, O POVO é parceiro do projeto. O diretor corporativo do Grupo, Cliff Villar, explica que a pesquisa ganha neste ano ainda mais relevância diante dos desafios postos.
"É muito importante que as parcerias também sejam mantidas nos momentos desafiadores para que a gente consiga colocar essa luz em cima dos gestores de Recursos Humanos do Ceará nesta travessia para este novo cenário do mercado nacional e global".
Mais do que reconhecimento e certificado de estar entre as melhores empresas para trabalhar, a pesquisa do GPTW oferece ferramentas e retorno, com base em dados, para que as empresas possam aperfeiçoar suas práticas de gestão.
Também possibilita conhecer melhor as companhias do Estado. A diretora regional do GPTW, Marisa Quinderé, destacou que a pesquisa deste ano mostrou, por exemplo, que dentre os fatores que mais pesam para que o funcionário permaneça na empresa são a oportunidade de crescimento (44%), a qualidade de vida (28%) e o alinhamento de valores (14%). Mais até do que remuneração (9%) e estabilidade (3%).