Logo O POVO+
Governo do Ceará anuncia 1.200 equipamentos para hospitais regionais
Economia

Governo do Ceará anuncia 1.200 equipamentos para hospitais regionais

Descentralização.
Edição Impressa
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, anunciaram a aquisição de mais de 1.200 equipamentos a serem distribuídos em 16 unidades de saúde estaduais. O anúncio aconteceu em live transmitida pelas redes sociais ontem, 7. Na mesma transmissão, Camilo ressaltou que poderá haver mais rigor para estabelecimentos que não cumprirem medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

O investimento foi de cerca de R$ 20 milhões e faz parte do plano de regionalização da saúde no Ceará. Dessa forma, os novos aparelhos - entre eles tomógrafos, máquinas da tosse e concentradores de oxigênio - beneficiarão cearenses das cinco regiões de saúde: Fortaleza, Norte, Sertão Central, Cariri e Litoral Leste/Jaguaribe. De acordo com o Dr. Cabeto, as aquisições são imediatas para 2020. A partir de 2021, serão adquiridos equipamentos de oncologia.

O objetivo, diz Camilo, é garantir que 90% das demandas da população sejam atendidas na própria região de saúde. Por isso, o Estado também se prepara para inaugurar o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, o último que faltava para garantir hospitais de alta complexidade nas cinco regiões. A data de inauguração ainda é indefinida, mas de acordo com o Governo a estrutura já está finalizada e o hospital está recebendo e instalando os equipamentos hospitalares.

"Com a aquisição desses equipamentos, nessa fase, esperamos suprir os atendimentos de politraumatismo, infarto, AVC e, em seguida, oncologia nos hospitais regionais. Fazendo com que você, que mora na região a 400 km de Fortaleza, não precise se deslocar", promete dr. Cabeto.

O governo também deu ordem de serviço ao hospital da Universidade Estadual do Ceará (Uece). "Está em fase final a licitação do nosso hospital universitário da Uece, que será mais um equipamento importante, dos mais modernos, para ampliar a rede de atenção à saúde do Ceará", comentou Camilo. (Catalina Leite/Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?