Logo O POVO+
Associação de eficiência com consciência ambiental
Economia

Associação de eficiência com consciência ambiental

Edição Impressa
Tipo Notícia

Além dos ganhos logísticos potenciais, o projeto BR do Mar é visto com bons olhos do ponto de vista ambiental. As grandes varejistas já estão atentas às vantagens logísticas da cabotagem. O Grupo Carrefour Brasil pretende fortalecer seu projeto de redução de emissão de CO2 emitido na logística de transportes, que inclui soluções como a adoção da navegação para distribuição.

Desde 2019, a varejista atua na rota São Paulo-Manaus, evitando 203 mil km em estradas. A aprovação do projeto BR do Mar significa a ampliação do projeto, com linhas como São Paulo-Nordeste e também São Paulo-Rio Grande do Sul.

Marcelo Lopes, Diretor Executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour Brasil, afirma que a atual rota atende à demanda de descarbonizar os negócios e reduzir as emissões de CO2 dos produtos das lojas em 20 megatons até 2030.

"O modal de cabotagem na rota São Paulo-Manaus vai ao encontro destes esses objetivos por possuir um tempo de percurso menor quando comparado com rodoviário, ser menos poluente, ter um índice menor de acidentes e ainda possuir custo mais competitivo que o rodoviário, garantindo assim uma economia de até 40%", afirma o executivo.

Carlos Alberto Nunes Filho, gerente comercial da Tecer Terminais e líder do Fórum de Logística da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), afirma que a possibilidade de, além de diversificar a matriz de logística nacional, neutralizar as emissões de carbono na logística é uma demanda do mercado.

"Vemos as mudanças climáticas e existe a preocupação dos negócios. O mundo empresarial já comprou essa bandeira. A produção de forma consciente se tornou prioridade", diz.

 

O que você achou desse conteúdo?