Logo O POVO+
Oferta de leitos públicos de UTI para Covid-19 mais que dobra em dois meses
Economia

Oferta de leitos públicos de UTI para Covid-19 mais que dobra em dois meses

| Internações | Mesmo com o aumento dos leitos ativos direcionados a pacientes com a infecção, a taxa de ocupação se mantém alta. Ontem, 15, a taxa de ocupação das UTIs era de 79,57%
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A média geral de ocupação dos leitos de UTI do Município, contabilizando tanto unidades médicas públicas quanto privadas, é de 92,46% (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves A média geral de ocupação dos leitos de UTI do Município, contabilizando tanto unidades médicas públicas quanto privadas, é de 92,46%

Com novo aumento de internações de pacientes diagnosticados com a Covid-19, as unidades de saúde de Fortaleza estão fazendo redirecionamento dos leitos de internação. Em dois meses, a oferta de leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a doença mais do que dobrou. Em 15 de outubro, eram 39 unidades, com 84,62% de ocupação. A oferta aumentou para 48 um mês depois, ficando com 75% dos leitos ocupados. Ontem, 15, a oferta era de 93 leitos exclusivos para Covid-19 na Capital. Do total, 79,57% estavam ocupados. As informações são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Mesmo com o aumento dos leitos ativos especificamente para pacientes com a infecção, a taxa de ocupação tem se mentido alta, o que indica aumento dos casos que demandam internação. Ontem, a taxa de ocupação das UTIs era de 79,57%. No caso das internações em enfermarias, a ocupação era de 59,56%.

 

Leitos publicos para covid19 em Fortaleza
Leitos publicos para covid19 em Fortaleza (Foto: Luciana Pimenta)

O novo aumento de casos tem se apresentado de forma mais lenta do que o primeiro. Inicialmente, o perfil das vítimas também foi diferenciado, com maioria dos infectados com menos de 50 anos. Nas últimas semanas, contudo, o número de casos de pessoas com mais de 60 anos tem aumentado. Isso se reflete no aumento da demanda de internações e do número de óbitos.

De acordo com o médico intensivista Zilfran Teixeira, presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva, a situação é preocupante mas a perspectiva é de que não seja tão grave como no pico da pandemia, observado nos meses de maio e junho. "Talvez não tenhamos a mesma demanda do primeiro momento. Pernambuco, Rio de Janeiro estão entrando em estado de alerta com dificuldade de leitos e a gente tem que está preparado para isso. Não chegamos a essa situação, mas não podemos dizer 100% que não vamos chegar. A perspectiva é de ser mais tranquilo", avalia.

Nove meses após o início da pandemia no Ceará, os profissionais do atendimento e da gestão da saúde contam com mais experiência em lidar com a infecção. "Na primeira vez, era tudo muito novo. A gente não sabia como ia ser o comportamento da doença. A gente estava aprendendo. Agora, a gente está sendo proativo. Com o começo de aumento da demanda, já começamos a aumentar o número de leitos para Covid-19", afirma.

O médico, que atua no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), conforme a demanda aumenta, os setores vão sendo transformados para receber exclusivamente esse perfil de paciente.

Conforme a Sesa, atualmente, a rede pública no Estado possui 1.365 leitos para atendimento da Covid-19. Deste total, são 1.019 leitos de enfermaria e 346 de UTI. "A rede pública do Estado chegou a contar em junho com 2.951 leitos para o atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com coronavírus. Destes, 911 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2.040, de enfermaria", informou a pasta.

O Ceará soma 319.989 casos do novo coronavírus e 9.857 mortes em decorrência da doença, segundo o IntegraSUS. Foram registrados sete óbitos ocorridos nas últimas 24 horas.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.12.2020: Praia do Futuro. Movimentação nas praias.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.12.2020: Praia do Futuro. Movimentação nas praias. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Incidência de Covid-19 já é "alta" ou "altíssima" em 39% dos municípios cearenses

O Ceará tem 72 cidades com níveis de alerta "altíssimo" ou "alto" para incidência de Covid-19 em seus territórios. As informações são referentes às duas últimas semanas epidemiológicas (49 e 50), correspondendo ao período entre 29 de novembro e 12 de dezembro. Nesse intervalo, o Estado registrou uma média de 59,1 novos casos diários a cada 100 mil habitantes.

A tendência para novos casos é considerada "estabilizada". Os dados estão disponíveis na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e foram acessados às 11 horas desta terça-feira, 15. As classificações são divididas em quatro níveis de alerta: (1) "novo normal", (2) "moderado", (3) "alto" e (4) "altíssimo".

Ao todo, são 38 municípios cearenses com alerta "altíssimo", sendo a maioria (19) pertencente à Superintendência do Cariri. Várzea Alegre, Juazeiro do Norte, Caucaia, Tianguá, Tauá e Tabuleiro do Norte fazem parte desse grupo que tem um cenário epidemiológico mais preocupante em relação à Covid-19.

Enquanto isso, outras 34 cidades cearenses estão classificadas no nível de alerta "alto" a partir da análise das duas últimas semanas epidemiológicas. Entre elas estão Fortaleza, Araripe, Nova Russas, Parambu e Aracati.

O IntegraSUS ainda mostra a taxa de letalidade do Ceará em 2,1%, apresentando "tendência crescente" e risco de alerta "moderado". Outro indicador com tendência de crescimento é a taxa de positividade dos testes RT-PCR, que está em 25,3%. (Lais Oliveira)

No teste da Covid-19, são coletadas amostras de secreções do nariz
No teste da Covid-19, são coletadas amostras de secreções do nariz

Mais de 200 mil exames para Covid-19 foram analisados pelo Lacen

Mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 já passaram pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ao longo da pandemia. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem capacidade para realizar, em média, dois mil exames de biologia molecular (RT-PCR) por dia.

No Ceará, foram realizados até agora 1.221.682 exames para coronavírus. O Estado chegou a 316.681 casos confirmados e 9.802 mortes pela Covid-19 nesta segunda-feira, 14, de acordo com a última atualização do IntegraSUS, às 16h54min de ontem. Há ainda 257.557 pessoas que se recuperaram da doença no Ceará. A taxa de letalidade, atualmente, é de 3,1%. No começo de maio, a taxa era de 7,7%. 

A população pode acessar o exame para diagnóstico de Covid-19 no Centro de Testagem localizado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy. Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferentes.

LEIA MAIS | Em seis meses, Lacen analisou 100 mil exames para diagnóstico da Covid-19

+Mais 12 centros de testagem para Covid-19 serão instalados no Ceará, um deles no Aeroporto de Fortaleza

Como fazer teste para coronavírus

No Centro de Testagem, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame. De acordo com a Sesa, basta portar documento com foto para isso. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. O Centro têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.

Nos drive-thru, os exames são voltados para pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus. Os testes precisam ser agendados pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará. A abertura de novas vagas é feita semanalmente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.

O resultado dos exames saem em até cinco dias e podem ser acessado pelo site Saúde Digital. O exame de biologia molecular é feito a partir de secreções coletadas do nariz, por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

Serviço

Centro de Testagem na Praça do Ferreira

Onde: rua Floriano Peixoto - Centro, Fortaleza - CE

Funcionamento:  segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas

Não é preciso estar com sintomas. É necessário portar documento com foto

Drive-thru Hospital Geral de Fortaleza (HGF) 

Onde: rua Ávila Goularte, 900 - Papicu, Fortaleza - CE

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas

Agendamentos: Saúde Digital e Ceará App (Android e IOS)

Drive-thru shopping RioMar Kennedy

Onde: avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy, Fortaleza - CE

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas

Agendamentos: Saúde Digital e Ceará App (Android e IOS)

No drive-thru, os exames são voltados para pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus.

O que você achou desse conteúdo?