Logo O POVO+
Porto do Pecém volta a receber navios da Petrobras com combustível líquido
Economia

Porto do Pecém volta a receber navios da Petrobras com combustível líquido

As operações de transbordo da Petrobras começam em fevereiro de 2021 e vão movimentar, inicialmente, 200 mil m³ de combustível por mês, com perspectiva de ampliação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Porto do Pecém dedicava píer exclusivamente para operação de navio regaseificador da Petrobras até 2023 (Foto: Complexo do Pecém / Divulgação)
Foto: Complexo do Pecém / Divulgação Porto do Pecém dedicava píer exclusivamente para operação de navio regaseificador da Petrobras até 2023

Após seis anos, o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, voltará a receber navios de grande porte carregados com combustível líquido para realizar operações de transbordo — modalidade conhecida como ship to ship (de navio para navio)  — a partir de fevereiro próximo. A informação é do presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, e foi repassada ao governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira, 17.

Inicialmente, serão cerca de três navios por mês, mas com perspectiva de ampliação já para os próximos meses. A movimentação estimada é de 200 mil m³ de combustíveis mensais. O presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa, explicou como acontecerá a operação.

“São navios maiores que vão chegar ao Brasil com combustível líquido e vão passar para navios menores levarem para estados das regiões Norte e Nordeste. É uma operação muito importante para o porto, porque, num mesmo berço, você atraca dois navios – o menor ao lado do maior”, detalhou Serpa. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, e o presidente da Transpetro, Gustavo Raposo, também participaram do encontro.

O governador destacou que a negociação ocorre há algum tempo. “Vínhamos dialogando com a Petrobras para a retomada dessa operação, que será muito importante para a empresa e representa ganho econômico para o Ceará, que passará a enviar combustível para comercialização em estados do Norte e Nordeste”, disse. 

O que você achou desse conteúdo?