Bondes elétricos anunciados pelo Governo do Estado do Ceará devem operar com capacidade de atendimento para cerca de 240 passageiros por viagem em percurso entre Beira Mar e Centro. Três veículos irão compor a rota do novo meio de transporte da Capital, sendo dois para a rota usual e um veículo para rodízio, conforme explica Lúcio Gomes, titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) do Ceará.
A construção do bonde foi anunciada no fim de 2020 e foi publicada em primeira mão no O POVO. Conforme edital do equipamento, o novo modal representa uma forma de resolver problemas de deslocamentos na principal área turística de Fortaleza e deve reestruturar o sistema de transporte coletivo, aliviando congestionamentos.
O projeto representa um desafio para a área de mobilidade urbana na Capital e está orçado em R$ 214.863.421,67. Com a construção do bonde elétrico em Fortaleza, o Governo do Estado pretende não apenas atender turistas, mas também atrair a classe média que passou a não utilizar mais o transporte público urbano da Cidade.
O acesso aos bondes será feito por sistema de leitura óptica de cartões previamente carregados. O passageiro entrará no veículo e um totem estará disponível para realizar a leitura do cartão do passageiro. O sistema de passagens será integrado com o do serviço Metropolitano de Fortaleza (Metrofor), que opera serviços como o metrô e os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) no Ceará.
Os bondes irão funcionar com características semelhantes aos VLTs, mas não terão fiação exposta e devem operar somente com os trilhos. A bateria dos veículos será recarregada durante as paradas no trânsito, em semáforos, por exemplo, e durante o tempo de embarque e desembarque de passageiros.
O responsável pela pasta informou ao O POVO que a licitação divulgada requer o planejamento de veículos que possuam entre 2 e 2,65 metros de largura e de 17 a 32 metros de comprimento, mas a expectativa da Seinfra é que sejam bondes com cerca de 20 a 24 metros, o ideal para a locomoção em ruas estreitas do Centro.
“O objetivo do trem é exatamente estimular a contemplação desse percurso [Beira Mar-Centro]. As janelas serão bem amplas e a velocidade bastante lenta, porque ele vai compartilhar espaço com bicicletas e até mesmo pedestres. É um veículo elétrico, silencioso”, explica Lúcio Gomes.
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Além de operar em baixa velocidade, os bondes devem ser nivelados com o chão e as paradas do veículo serão 18 centímetros mais altas que a calçada tradicional. “Quem tiver dificuldade de acesso vai adentrar e sair do trem com muita facilidade. É um trem moderno”, defende o engenheiro responsável pela Seinfra.
Se tudo ocorrer conforme o prazo estipulado na licitação, a obra tem conclusão prevista para 15 meses após a ordem de serviço, sendo entregue no segundo semestre de 2022. (Com informações de Gabriela Feitosa/ Especial para O POVO)
Nove paradas fixas previstas para o bonde:
Barão de Studart
Aterro da Praia de Iracema
Praia de Iracema
Acquario Ceará
Dragão do Mar
Estação das Artes
Mercado Central
Castro e Silva
Passeio Público