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Projeto para bondes elétricos entre Beira Mar e Centro prevê capacidade para até 240 passageiros
Economia

Projeto para bondes elétricos entre Beira Mar e Centro prevê capacidade para até 240 passageiros

O novo modal representa uma forma de resolver problemas de deslocamentos na principal área turística de Fortaleza. Previsão é de que veículos estejam disponíveis no segundo semestre de 2022
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Projeto busca também atrair classe média que passou a não utilizar mais transporte público 
urbano da Cidade  (Foto: Fco Fontenele/ O POVO)
Foto: Fco Fontenele/ O POVO Projeto busca também atrair classe média que passou a não utilizar mais transporte público urbano da Cidade

Bondes elétricos anunciados pelo Governo do Estado do Ceará devem operar com capacidade de atendimento para cerca de 240 passageiros por viagem em percurso entre Beira Mar e Centro. Três veículos irão compor a rota do novo meio de transporte da Capital, sendo dois para a rota usual e um veículo para rodízio, conforme explica Lúcio Gomes, titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) do Ceará.

A construção do bonde foi anunciada no fim de 2020 e foi publicada em primeira mão no O POVO. Conforme edital do equipamento, o novo modal representa uma forma de resolver problemas de deslocamentos na principal área turística de Fortaleza e deve reestruturar o sistema de transporte coletivo, aliviando congestionamentos.

O projeto representa um desafio para a área de mobilidade urbana na Capital e está orçado em R$ 214.863.421,67. Com a construção do bonde elétrico em Fortaleza, o Governo do Estado pretende não apenas atender turistas, mas também atrair a classe média que passou a não utilizar mais o transporte público urbano da Cidade. 

O acesso aos bondes será feito por sistema de leitura óptica de cartões previamente carregados. O passageiro entrará no veículo e um totem estará disponível para realizar a leitura do cartão do passageiro. O sistema de passagens será integrado com o do serviço Metropolitano de Fortaleza (Metrofor), que opera serviços como o metrô e os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) no Ceará.

Os bondes irão funcionar com características semelhantes aos VLTs, mas não terão fiação exposta e devem operar somente com os trilhos. A bateria dos veículos será recarregada durante as paradas no trânsito, em semáforos, por exemplo, e durante o tempo de embarque e desembarque de passageiros.

O responsável pela pasta informou ao O POVO que a licitação divulgada requer o planejamento de veículos que possuam entre 2 e 2,65 metros de largura e de 17 a 32 metros de comprimento, mas a expectativa da Seinfra é que sejam bondes com cerca de 20 a 24 metros, o ideal para a locomoção em ruas estreitas do Centro.

“O objetivo do trem é exatamente estimular a contemplação desse percurso [Beira Mar-Centro]. As janelas serão bem amplas e a velocidade bastante lenta, porque ele vai compartilhar espaço com bicicletas e até mesmo pedestres. É um veículo elétrico, silencioso”, explica Lúcio Gomes.

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Além de operar em baixa velocidade, os bondes devem ser nivelados com o chão e as paradas do veículo serão 18 centímetros mais altas que a calçada tradicional. “Quem tiver dificuldade de acesso vai adentrar e sair do trem com muita facilidade. É um trem moderno”, defende o engenheiro responsável pela Seinfra.

Se tudo ocorrer conforme o prazo estipulado na licitação, a obra tem conclusão prevista para 15 meses após a ordem de serviço, sendo entregue no segundo semestre de 2022.  (Com informações de Gabriela Feitosa/ Especial para O POVO)

Nove paradas fixas previstas para o bonde:

Barão de Studart

Aterro da Praia de Iracema

Praia de Iracema

Acquario Ceará

Dragão do Mar

Estação das Artes

Mercado Central

Castro e Silva

Passeio Público

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