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Governo do Ceará e Ford vão buscar empresa para assumir fábrica da Troller
Economia

Governo do Ceará e Ford vão buscar empresa para assumir fábrica da Troller

Secretário Maia Júnior destaca que o Governo considera que o Ceará está numa situação mais confortável do que a Bahia e São Paulo, onde as fábricas vão fechar de forma imediata
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Em 3 de janeiro de 2007 veio a confirmação da venda da Troller para a Ford (Foto: João Dijorge/DIVULGAÇÃO CAMPEONATO CEARENSE)
Foto: João Dijorge/DIVULGAÇÃO CAMPEONATO CEARENSE Em 3 de janeiro de 2007 veio a confirmação da venda da Troller para a Ford

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), participou de reunião com executivos da Ford na América Latina e no Brasil para tratar sobre o fechamento da fábrica da Troller no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), marcado para o fim deste ano. No encontro virtual, nesta segunda-feira, 11, ficou acertado que serão formados grupos de trabalho, tanto pelo Estado quanto pela Ford, para encontrar uma empresa que possa dar continuidade às atividades e preservar os empregos na cidade. Detalhes de como seria essa sucessão ainda não foram definidos.

A informação é do titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior. Em entrevista ao O POVO, ele se disse confiante de que o fechamento da fábrica será evitado. "A Troller é uma marca forte, muito bem aceita no Brasil na área de aventura e entretenimento. É, digamos, o segundo veículo de muitas famílias", afirma.

A planta da Troller no Ceará, que existe desde 1995 e foi reinaugurada em 2014, não vai mais operar porque a Ford deixará de produzir veículos no Brasil após um século de operação no País, conforme anúncio feito pela montadora norte-americana na última segunda-feira.

O secretário destaca que o Governo recebeu a notícia triste, mas, mesmo assim, considera que o Ceará está numa situação mais confortável do que a Bahia e São Paulo, onde as fábricas vão fechar de forma imediata. "Vamos empenhar todos os nossos esforços para encontrar essa empresa sucessora, por meio da criação de grupos de trabalhos, tanto deles quanto nossos. Isso ficou acertado entre os representantes da Ford e com o governador Camilo Santana", destaca.

Embora acredite que a fábrica é atraente a investidores, mesmo no momento de crise no setor automobilístico em razão da pandemia de Covid-19, ele falou sobre o impacto no mercado do trabalho do município, caso o plano não se concretize. Sou otimista, vamos trabalhar a tranquilidade dos funcionários da fábrica. Seria um impacto muito grande para a economia de Horizonte, com muita gente sem opção imediata de trabalho formal. A Troller é a única indústria automobilística que nós temos no Ceará e isso tem um grande simbolismo.

No ano passado, a Ford foi a sexta montadora que mais vendeu automóveis no País, com 119.406 veículos emplacados (entre automóveis e comerciais leves), o que representa 7,14% do total, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nos últimos anos, porém, a empresa perdeu espaço no mercado, principalmente, para a sul-coreana Hyundai, que hoje é a quarta maior montadora do Brasil.

O Ford Ka é o modelo da Ford mais vendido no País, sendo o quinto mais emplacado no País em 2020, com 67.491 unidades vendidas. O presidente da Fenabrave no Ceará, Fernando Pontes, observa que o fechamento das fábricas da montadora no Brasil é motivo de preocupação. "A indústria automobilística é um setor que envolve uma cadeia enorme de outros segmentos. Eu, assim como ninguém do mercado, não entendo essa decisão da Ford."

Quanto à unidade de Horizonte, torce e acredita que haverá empresas interessadas em manter a Troller, mesmo que a produção da fábrica seja pequena. "É um carro bom, de muita aceitação no mercado, embora seja específico para trilhas, dunas", exemplifica. "Espero que evitem essa perda para o município de Horizonte e para o Ceará como um todo."

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