Logo O POVO+
Pandemia pode afetar projeto de open mall previsto para o Parque Urbano da Lagoa da Sapiranga
Economia

Pandemia pode afetar projeto de open mall previsto para o Parque Urbano da Lagoa da Sapiranga

Em área de 21 mil m², sete mil seriam utilizados para a construção do projeto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Parque Urbano da Sapiranga (Foto: Parque Urbano da Sapiranga)
Foto: Parque Urbano da Sapiranga Parque Urbano da Sapiranga

A construção de um novo centro comercial na capital cearense foi autorizada pela Prefeitura de Fortaleza junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Mas o empreendimento, um open mall, previsto para o Parque Urbano da Lagoa da Sapiranga, pode não sair do papel. O cenário econômico incerto, causado pela pandemia, pode atrapalhar a consolidação do projeto.

"Não existe uma previsão para o início das obras no local. Na verdade, existia uma previsão anteriormente, existiam pessoas interessadas nesse tipo de equipamento lá, mas, depois da pandemia, não sabemos mais o dia de amanhã", é o que diz o projetista responsável, o arquiteto Marcelo Franco.

Franco, que possui projetos de luxo, como o Carmel Taíba Exclusive Resort, explica que o mercado foi fortemente impactado com a pandemia. "A área de shoppings foi totalmente afetada, assim como a parte de hotelaria. Esse processo já havia iniciado faz um tempo, o cliente só queria dar curso ao processo. O terreno não foi nem limpo", explica.

Para o advogado Rafael Silo, representante jurídico da S.C.C. Construções e Empreendimentos LTDA, empresa no convênio com a Prefeitura, o momento pede cautela. "Provavelmente, eles não vão querer construir pelo cenário de incerteza que estamos vivendo em relação a shoppings."

O advogado esclareceu que toda a questão de liberação por parte do Executivo municipal aconteceu de forma harmônica e que agora foca na resolução de burocracias. "O que estamos fazendo agora é a regularização das matrículas, levando o que foi aprovado junto à Seuma para o registro imobiliário, regularizando nesse sentido."

Segundo Marcelo Franco, a área total do terreno é de 21 mil metros quadrados (m²). Entretanto, apenas 7 mil seriam utilizados para a construção, que prevê, ainda, a construção de um buffet dentro do espaço do centro comercial. "O local possui uma área de preservação. É uma área intacta, que ninguém pode mexer, porque, pelas leis federal e municipal, não podemos tocar nela. Na verdade, esse equipamento é um open mall arborizado", esclarece Franco. "Como o Jardins Open Mall, na Aldeota. A filosofia dele é mais de um shopping aberto do que propriamente um Iguatemi, que é um shopping fechado. A ideia é fazer um Open Mall Garden, onde a área de lazer pudesse ser a contrapartida do próprio equipamento, uma área contemplativa", complementa. Franco explica que, atualmente, o local conta com um curso de um riacho, mas não possui árvores, apenas uma vegetação baixa.

O POVO procurou informações do empreendimento junto à Seuma, mas não obteve retorno até o fechamento da edição. O termo de convênio da Prefeitura de Fortaleza é referente a uma Operação Urbana Consorciada (OUC) do Parque Urbano Lagoa da Sapiranga.

 

O que são OUCs

Operação Urbana Consorciada ou OUC é uma intervenção pontual realizada, sob a coordenação do Poder Público, pela iniciativa privada, que envolve empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local, para alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.

No caso da OUC da Prefeitura de Fortaleza com a S.C.C. Construções e Empreendimentos, dentre os termos conveniados estão a conservação dos sistemas ambientais com uso sustentável dos recursos naturais; gestão compartilhada com a iniciativa privada das áreas verdes públicas; recuperação das áreas verdes, principalmente daquelas localizadas no entorno dos recursos hídricos; incentivos fiscais e tributários, para a implantação e manutenção de áreas verdes; melhorar a qualidade de vida da população residente, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais.

O projeto para o Parque Urbano da Sapiranga compreende a quadra definida pelas vias: avenida Eng. Leal Lima Verde, rua Santa Marta, rua Bertrand Alphonse Boris e rua Elizeu Oriá, área constituída pela junção das Quadras 50 e 62 do Loteamento Parque José de Alencar.

O que você achou desse conteúdo?