Logo O POVO+
Quantidade de voos diários no Aeroporto de Fortaleza cai 36%
Economia

Quantidade de voos diários no Aeroporto de Fortaleza cai 36%

Até o momento, em janeiro, a Fraport tem registrado 110 voos diários. No mesmo período do ano passado, média de voos chegava a 172 chegadas e partidas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Maioria dos casos suspeitos de terem contraído a variante amazonense são viajantes que chegaram ao Ceará (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Maioria dos casos suspeitos de terem contraído a variante amazonense são viajantes que chegaram ao Ceará

A quantidade de voos diários no Aeroporto de Fortaleza caiu 36% em janeiro. Já impactado pela pandemia, o número de voos deve continuar caindo: a partir de hoje, a TAP, que mantém rota direta entre Fortaleza e Lisboa, vai obedecer a determinação do governo de Portugal suspendendo voos do Brasil até 14 de fevereiro. Esse é só um dos fatores que fez com que a Fraport Fortaleza, administradora do aeroporto, tivesse registrado média de 110 voos diários até agora no mês. No mesmo período do ano passado, a média de voos chegava a 172 chegadas e partidas.

Em dezembro, a média de voos diários em operação no Pinto Martins ainda chegava a 118 chegadas e partidas. Mas, com as regras de isolamento ficando mais duras ao redor do mundo e o anúncio de uma nova variante da Covid-19 em circulação no Brasil, as viagens internacionais têm diminuído ainda mais. Se em janeiro do ano passado haviam sido 327 voos, no mês passado não superaram 25 pousos e decolagens com destino ao Exterior.

Portugal não foi o único governo que anunciou medidas. Argentina, Holanda e Peru têm determinações parecidas. Na Argentina, a partir de 1º de fevereiro, as companhias aéreas devem reduzir pela metade os voos com origem ou destino no Brasil. Para Buenos Aires, a Gol possui ligação direta, suspensa até março, diz a companhia.

Arialdo Pinho, titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), avalia que a queda é natural pelas condições impostas pela pandemia, mas que a relação com as companhias aéreas, especialmente as internacionais, é positiva e o destino Fortaleza continua forte.

Ao O POVO, Air Europa (opera voos diretos para Madri), planeja voltar a operação em Fortaleza a partir de março. Air France (voos diretos para Paris) e KLM (voos diretos para Amsterdã) informam que ainda estudam a data de retorno das operações para França e Holanda. Hoje, as viagens entre o Brasil e a Holanda estão suspensas para os passageiros brasileiros, o que faz com que as aeronaves que saem do País partam apenas com cargas.

"As pessoas estão ávidas para viajar, mas não conseguem porque os passaportes não vão dar direito de entrar na Europa ou Estados Unidos. As notícias recentes que saem do Brasil assustam muito e as pessoas ficam com muito medo", diz.

No mercado nacional, nenhuma das companhias brasileiras (Gol, Latam ou Azul) está oferecendo rotas diretas ao Exterior. Os destinos nacionais são destaque, principalmente pelo fato do turismo interno ter crescido nos últimos meses.

Isso fez a quantidade de voos diretos de Fortaleza pela Azul aumentar na comparação com o período pré-pandemia. Os destinos conectados a partir de Fortaleza são: Belém, Belo Horizonte, Recife, Campinas e Jericoacoara. Antes, eram quatro. "O fechamento das fronteiras internacionais reforça o convite que a Azul vem fazendo para que os brasileiros conheçam mais o seu país, seguindo todas as normas sanitárias que o momento de pandemia exige", diz a companhia em nota.

Já a Latam oferta atualmente saindo de Fortaleza voos diários para Brasília, Rio de Janeiro, além de São Paulo nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. E reforça que vem retomando a malha de forma gradual.

A Gol opera no Pinto Martins rotas para os destinos de Brasília, Belém, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo- Guarulhos/Congonhas, Juazeiro do Norte, Manaus, Recife, Salvador, Natal e São Luís. A empresa ressalta que mudanças podem ainda acontecer a depender do estado sanitário do País.

Arialdo Pinho ainda enalteceu o movimento positivo do turismo regional, que proporcionou aumento dos voos para os aeroportos de Jericoacoara e Aracati. Ele também espera que o andamento da vacinação, no Brasil e no mundo, esteja em "um nível equilibrado de imunização das pessoas e as viagens internacionais sejam possíveis" em julho.

"Temos boas perspectivas de Israel, que após a imunização, reduziu os casos de Covid-19. Até lá, teremos um turismo interno pontual", acrescenta o secretário.

De acordo com a base de registros de serviços aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estão previstos 3.223 voos internacionais no País em janeiro de 2021. No mesmo período do ano passado, foram realizadas 13.661 operações no mercado internacional. Queda de 76%.

 

CENÁRIO DA AVIAÇÃO EM FORTALEZA

Média de 110 voos diários em janeiro de 2021, quando em janeiro de 2020 foi de 172 voos diários.

ORIGENS E DESTINOS EM JANEIRO DE 2020:

Jericoacoara,

Recife,

São Luís,

Natal,

Juazeiro do Norte,

Belo Horizonte,

Campinas,

Belém,

São Paulo,

Guarulhos,

Brasília,

Salvador,

Manaus,

Rio de Janeiro,

Cabo Verde,

Paris e

Lisboa.

QUANTIDADE DE PASSAGEIROS DIÁRIOS:

Antes Covid: 22 mil

Média atual: 11 mil

 

Fonte: Fraport Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?