Logo O POVO+
Ocupação de leitos de UTI no Ceará é a maior desde o início de junho
Economia

Ocupação de leitos de UTI no Ceará é a maior desde o início de junho

Internação. Leitos públicos e privados
Edição Impressa
Tipo Notícia

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará é de 84,83%. Essa é a maior taxa desde o dia 6 de junho, quando a ocupação registrada foi de 82,95%. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conforme atualização feita ontem, 29, às 22h05min.

No caso de leitos UTI adulto, a ocupação é de 87,38%. As UTIs pediátricas estão com 68,89%. No município de Fortaleza, a ocupação é de 88, 07%. Seis unidades de saúde da Capital estão com 100% da ocupação: Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, Hospital Antônio Prudente, Hospital São Carlos, Hospital Uniclinic, Hospital Universitário Walter Cantídio e Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Conforme a Sesa, a ampliação de 211 leitos de alta complexidade no Estado deve acontecer até dia 5 de fevereiro, visto que no último dia 21, a pasta informou que o processo deveria ser finalizado em 15 dias. A ampliação de leitos de alta complexidade está sendo realizada em três das cinco macrorregiões de saúde do Estado. Atualmente, são 558 leitos públicos e privados ativos exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação da infecção.

A ocupação é alta em todas as macrorregiões de saúde: Fortaleza (86,43%), Sobral (74,6%), Sertão Central (80,56%) e Litoral Leste/Jaguaribe (70%). A situação é mais grave na macrorregião de saúde do Cariri, localizada na região Sul do Ceará, que está com a maior taxa de ocupação de leitos de UTI desde o início da pandemia no Estado.

Do total de leitos destinados à pacientes com Covid-19, 88,6% estão ocupados. O número inclui leitos públicos e privados da região, que é composta por 45 municípios.

Há dois dias, a ocupação chegou a 85,39%. Essa foi a maior taxa desde 19 de julho, quando as vagas para internação de alta complexidade estavam com 82,76% de ocupação. A proporção de leitos preenchidos segue aumentando. Atualmente, são 97 leitos de UTI ativos na região. Durante o pico da pandemia no Cariri, a oferta de leitos do tipo chegou a 178.

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade de referência da região, está com ocupação de 103,23%. Conforme a Sesa, a quantidade de leitos públicos na região será ampliada de 93 para 112. As novas unidades serão instaladas no HRC.

Conforme a assessoria da Sesa, a proporção de leitos ocupados ultrapassa 100% por questões técnicas do sistema de atualização. A estrutura de internação está funcionando mas não há a abertura de novo leito ativo no sistema. Conforme a pasta, o processo de instalação dos novos leitos já está em andamento. (Ana Rute Ramires)

 

O que você achou desse conteúdo?