Logo O POVO+
Novo hospital particular do Eusébio irá gerar 1.100 empregos para a região
Economia

Novo hospital particular do Eusébio irá gerar 1.100 empregos para a região

Previsão é de que a nova unidade de saúde esteja pronta em outubro de 2021
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vista aérea do município do Eusébio (Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO)
Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO Vista aérea do município do Eusébio

O Hospital Hipólito Monte, que será construído no Eusébio em 2021, prevê a geração de 1.100 empregos para a região. A obra do empreendimento é organizada e financiada pelo médico Hipólito Monte. A unidade hospitalar irá contar com 227 leitos e a apresentação do projeto elaborado pelo médico ocorreu nesta quinta-feira, 4, na sede da câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo do Eusébio.

De acordo com Monte, a obra deve ser concluída em outubro de 2021 se o calendário do projeto não for atrapalhado pela pandemia de Covid-19. Conforme explica o Secretário do Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, o empreendimento irá contribuir com o crescimento e urbanização do município a partir da ampliação da gama de serviços que podem ser encontrados no Eusébio, como saúde, educação e lazer.

Em entrevista ao O POVO, o Hipólito Monte destacou que a unidade de saúde irá evidenciar e destacar para o mundo o nível da medicina no Ceará. O médico pontua que a instituição irá oferecer máquinas de diagnóstico oncológico que apenas poderão ser encontradas no empreendimento. Além da proposta de diagnóstico e tratamento, Monte argumenta que o diferencial da unidade de saúde será em “não tratar o paciente como doente”.

A unidade será construída na entrada da Cidade Alpha, no Anel Viário. O terreno da obra conta com 53 mil m², mas, destes, apenas 23 mil m² serão utilizados para construção do Hospital Hipólito Monte. A ideia do projeto é construir em meio a uma área arborizada, visando à sensação de relaxamento e bem-estar dos pacientes, conforme detalhou Hipólito.

O secretário Eilson Gurgel destaca que o hospital irá integrar o Distrito de Inovação do Eusébio, que já conta com centro de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará) e também irá contar, em breve, com a expansão do centro de produção de imunobiológicos e biofarmacêuticos no Ceará.

“O hospital faz uma complementação de tudo que era sonhado e pensado para que haja essa integração tanto do hospital como com a Fundação Oswaldo Cruz”, comenta o secretário. Para Hipólito Monte, a parceria também é pensada como forma de estimular a produção científica no local. “Não é cabível no mundo de hoje construir um hospital só para tratar de doente. Nós precisamos fazer pesquisa”, salienta o médico.

Além da parceria com a Fiocruz, o secretário do município salienta que o Eusébio vem se preparando para receber empreendimentos de saúde por meio da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz. De acordo com o titular da secretaria, com a chegada do novo Hospital, a grade da escola irá oferecer formação para “produzir profissionais de primeira linha para atuação no hospital”, conclui Gurgel.

A estrutura do novo hospital irá contar com dez salas de cirurgia com duas para cirurgia robótica, sala de recuperação e pós anestésico, além de 40 consultórios médicos. Haverá ainda outros dez leitos para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), contando com suporte de quatro médicos plantonistas, três diaristas e seis enfermeiras. As UTIs serão equipadas ainda com unidades de hemodiálise. A estrutura contará com um setor para exames clínicos de imagens e salas focadas na saúde preventiva. A emergência está programada para conter oito leitos e sete consultórios.

Além da estrutura médica, o empreendimento contará com jardim com 3,8 mil m², restaurante, academia e farmácia 24 horas. A unidade contará ainda com alas reservadas para funcionários, biblioteca, e com a projeção para construção de um flat pequeno e uma área de 20 mil m² para ampliação a ser utilizada conforme a demanda. (Colaborou Alan Magno/ Especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?