O CEO da Arco Educação, Ari de Sá Neto, participou ontem do lançamento do podcast "Na Varanda" e discutiu as principais tendências e inovações do mercado de ensino, bem como abordou as recentes aquisições do grupo, que se consolidou em 2021 como o principal player nacional do segmento.
Com as compras dos sistemas de ensino COC e Dom Bosco, da Pearson no Brasil, por R$ 920 milhões, e da plataforma “Me Salva”, voltada para cursinhos pré-vestibulares, a Arco atingiu cotação de US$ 1,8 bi na Nasdaq, a principal bolsa de valores do mundo quando se trata de tecnologia. O grupo abrange cerca de 6 mil escolas e deve passar de 1,6 para 1,9 milhão de alunos, caso as aquisições realizadas ao longo da última semana sejam aprovadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Na conversa conduzida pelo CEO da aceleradora Casa Azul Ventures, Filipe Dummar, e pelos apresentadores Wagner Anselmo e Maurício Cardoso, o empresário Ari de Sá Neto destacou a importância de que o mercado de educação básica esteja preparado para os desafios do pós-pandemia, no qual ele projeta um modelo complementar entre a escola e o ambiente virtual. “Acho que o papel do professor vai mudar. Ele vai virar mais um mentor. O aluno consegue aprender muito no modelo que a gente chama de sala de aula invertida. Antes de ir para escola, ele assiste uma vídeo-aula de um professor espetacular em determinado assunto e quando chega, aquele nivelamento básico do conhecimento já está dado. Então, ele vai trocar ideias e tirar dúvidas. É muito mais rico”, avalia.
Quanto ao ensino de pré-vestibulandos e adultos, o CEO da Arco já enxerga um panorama mais consolidado para a chamada Educação à Distância (EAD) e vê nesse movimento a possibilidade de inserir a Arco no modelo B2C de negócios, ou seja, focado diretamente no consumidor final. Hoje, a empresa atua 100% no modelo B2B, voltado, principalmente, para a venda de seus sistemas de ensino para escolas.
“Esse era um movimento que em 100 anos nunca tinha acontecido na educação, que é o processo de digitalização. Então, vamos fazer uma aposta inicial que tem a oportunidade de crescer muito. A gente está querendo aprender o B2C. Uma vez aprendendo, porque não produzir conteúdo de qualidade e entregar diretamente ao consumidor”, projeta Ari de Sá Neto.
Serviço
Na Varanda
Os episódios do projeto "Na Varanda" serão realizados quinzenalmente primeiro pelo Twitch, como uma live, e , no dia seguinte, disponibilizados nas demais plataformas de áudio e podcast.