Economia

Famílias com consumo mensal de até 100 kWh estarão isentas de conta de luz em abril e maio

O poder público pagará todos os custos da fatura, que será recebida pelos consumidores já sem nenhuma cobrança
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Camilo Santana (PT) (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Governador Camilo Santana (PT)

O Governo do Ceará pagará as duas próximas parcelas de conta de energia (abril e maio) para pouco mais de 454 mil famílias que consomem até 100 Kwh por mês. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), todos os gastos da fatura serão pagos pelo Estado, incluindo as taxas com iluminação pública, e a conta será entregue zerada para os consumidores. A medida será encaminhada hoje para aprovação na Assembleia Legislativa. Iniciativa similar também foi realizada no ano passado.

Assista a transmissão na íntegra:

A decisão faz parte de um conjunto de medidas que o Executivo estadual tem adotado para reduzir os impactos econômicos da pandemia entre os cearenses mais vulneráveis. Durante a live de ontem, o governador também regulamentou lei que concederá auxílio de R$ 1 mil para trabalhadores do setor de restaurantes.

Com o crescimento acelerado do número de casos e a pressão sobre a rede assistencial do Estado, as autoridades cearenses têm se mobilizado para criar auxílios e garantir que as pessoas fiquem em casa durante o período de lockdown. Camilo disse que as atuais medidas de restrição de circulação estão dando resultado e já é possível observar "tendência de diminuição" nos indicadores da pandemia.

| Leia Também | 

Camilo anuncia isenção de conta de água para 379 mil famílias por 2 meses

Camilo anuncia auxílio financeiro para profissionais do setor de eventos

Camilo dá isenção de água, ICMS e IPVA para bares e restaurantes do Ceará

Hoje, acontecerá nova reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus para analisar os números e definir determinações do próximo decreto estadual. A decisão atual, que instituiu lockdown no Estado, é válida até a próxima segunda-feira, 21. "Nós sabemos que as medidas que estamos tomando têm reflexo na economia e na vida das pessoas, mas estão sendo necessárias para reduzir a velocidade da transmissão", enfatizou Camilo.

"A única forma de prevenir, evitar que as pessoas morram (em decorrência da doença) é através do isolamento social. Quero fazer sempre o apelo à população cearense para usar a máscara, evitar aglomeração e sair somente para o que for necessário. Quanto mais rápido fizermos o nosso dever de casa, mais rápido sairemos da pandemia", insistiu o governador.

O Ceará registra 93,5% de ocupação em leitos de UTI, incluindo as esferas pública e privada, de acordo com dados de ontem do IntegraSUS. Vinte hospitais estão com capacidade de UTIs esgotada no Estado. O Hospital Leonardo da Vinci, considerado referência no combate à Covid-19 no Ceará, tem somente cinco de 165 leitos de UTI disponíveis; a ocupação de enfermarias é de 88,3%. (Colaborou Adriano Queiroz)

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais