Logo O POVO+
Primeiro dia de reabertura tem movimentação intensa no comércio
Economia

Primeiro dia de reabertura tem movimentação intensa no comércio

Volta às compras | Nas ruas do Centro se formou engarrafamento e filas nas portas das lojas nas primeiras horas da manhã de ontem. Nos shoppings, frequentadores priorizavam os serviços
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Reabertura do comércio do Centro de Fortaleza no primeiro dia da retomada gradual das atividades econômicas (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Reabertura do comércio do Centro de Fortaleza no primeiro dia da retomada gradual das atividades econômicas

O primeiro dia de serviços não essenciais reabertos em Fortaleza foi marcado por muita movimentação nos principais centros comerciais. Para atrair clientes, os lojistas apostam nas promoções, algumas chegam a 70% de desconto. O POVO visitou restaurantes e shoppings centers, além de lojas de rua no Centro, ontem, e ouviu lojistas e clientes.

Sob regra de abrigar até 25% da capacidade natural dos estabelecimentos, os casos de lotação além da permitida dentro das lojas ou shoppings não foram observadas. Porém, no Centro, O POVO observou no início da manhã um grande engarrafamento, de pelo menos 30 minutos, devido ao fluxo intenso de consumidores, e filas de clientes que se aglomeravam na porta das lojas, com pessoas que não guardavam o distanciamento social e deixavam de utilizar de forma correta a máscara.

Lojistas pedem consciência ao público

Rogério Rodrigues, gerente da Casa Pio do Centro, a segunda-feira foi a marca de um recomeço. "A movimentação está dentro do esperado. Não está como da outra vez em que foram 80 dias de comércio fechado, mas tinha muita gente esperando para fazer suas compras, fazer pagamento", detalha. Ele ainda faz um apelo para que os clientes usem máscaras e respeitem o distanciamento para que a reabertura possa avançar.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, afirma que a decisão do Governo do Estado pela reabertura chegou a surpreender lojistas e destaca que falou aos empresários para aumentar o rigor com as melhores práticas sanitárias para que o decreto não seja revisto.

"O governador se sensibilizou com o varejo e a federação tem falado aos lojistas que aproveitem a oportunidade e sigam as medidas. O governo também flexibilizou para as prefeituras do Interior (permitindo abertura dos comércio das 7 às 13 horas), adequando à realidade", completa.

Condição para flexibilização

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou ontem à Rádio O POVO CBN que o seguimento do plano de retomada das atividades não essenciais está condicionado essencialmente à demanda por atendimento e à pressão sobre o sistema de saúde, público e privado.

“Com o lockdown, nós conseguimos baixar alguns indicadores, não tanto como gostaríamos. Mas conseguimos reduzir um pouco o número de casos, número de internações. Infelizmente, o fator principal, a disseminação do vírus, ainda segue em alta”, frisa o prefeito.

Movimentação nos shoppings

Nos shoppings centers a maior demanda foi mesmo por serviços, principalmente os relacionados ao pagamento de mensalidades de lojas e os de telefonia. A aposta de alguns lojistas para não gerar aglomeração foi o agendamento. Raquel Vasconcelos, gerente da Orolaser (serviço de depilação e estética), no North Shopping Jóquei, destaca que os atendimentos só acontecem após marcação prévia.

"Todos os clientes vêm com hora marcada e aqui tomamos todas as precauções", detalha. Raquel ainda destaca que para atrair a clientela nessa volta, a aposta é em promoções, todas disponíveis no site da loja e em suas redes sociais. A expectativa dela é que os pacientes sejam atraídos tanto pelo preço como pela oferta de segurança dentro da loja, para que eles se sintam seguros em ir ao shopping.

A gerente regional da Ancar Ivanhoe, Sara Dantas, destaca que houve orientações para os lojistas para prepará-los para esse processo de reabertura, reforçando as sinalizações das lojas, disponibilizando álcool gel. A rede de shoppings - que administra o North Shopping Jóquei e outros na cidade - receberam a certificação Clean & Safe do selo Safeguard, atestado pelo Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), que segundo Sara, reforça o compromisso com a segurança dos clientes, lojistas e funcionários.

"Temos recebido muitas fiscalizações, o shopping é visado, mas estamos tranquilos porque as fiscalizações destacam que os nossos cuidados com os protocolos estão redondos. Em relação aos protocolos, nós seguimos todos e temos alguns a mais", ressalta.

Sara ainda diz que o movimento de pessoas no primeiro dia ficou entre 15% e 20% da capacidade, um pouco menos do que os 25% permitidos no decreto.

O POVO ainda esteve no Shopping Parangaba, onde a movimentação de pessoas estava mais intensa, mas dentro do permitido. Lá, a movimentação chegou próximo dos 20% da capacidade. Felipe Bahiana, gerente de Marketing do shopping, destaca que para o limite de pessoas dentro do espaço é de aproximadamente 3,8 mil, obedecendo ao decreto. "É uma demanda que a gente já esperava, nos preparamos para tudo isso, com normas e protocolos estabelecidos. Percebemos que há demanda por compras e serviços, além do passeio para as pessoas que passaram muito tempo em casa."

Houve também espaço para as pessoas que foram realizar compras. Foi o caso da técnica de Enfermagem Theliane Monteiro, 26. Aos nove meses de gravidez, ela conta que aproveitou a reabertura das lojas para completar os artigos de enxoval e montagem do quarto do bebê. "Fiquei preocupada com esse período de lockdown porque faltavam algumas coisinhas para comprar. Estou achando essa reabertura do shopping organizada, não tem muita gente, comprei rápido e já estou indo embora", diz.

Restaurantes

Nos restaurantes, o movimento foi calmo neste primeiro dia. Ao O POVO, gerentes e funcionários de restaurantes destacam que a demanda ficou quase restrita a funcionários que trabalham nas redondezas. No restaurante Turatti, no bairro Varjota, o administrador Bruno Azevedo, 28, e a empresária Paula Santiago, 28, dizem que estavam aguardando essa retomada dos restaurantes. "A última vez que viemos a um restaurante foi no mês de fevereiro. Desde então, muito delivery, além de cozinhar em casa mesmo", destaca o casal.

FORTALEZA, CE, 12-04-2021: Hoje e o primeiro dia de reabertura do lockdown, restaurantes poderiam reabrir, mas com o horario limitado e com a capacidade reduzida. Na foto, Alexsandro Vieira 40 gerente Turati Varjota, Fortaleza. ( BARBARA MOIRA/ O POVO)
FORTALEZA, CE, 12-04-2021: Hoje e o primeiro dia de reabertura do lockdown, restaurantes poderiam reabrir, mas com o horario limitado e com a capacidade reduzida. Na foto, Alexsandro Vieira 40 gerente Turati Varjota, Fortaleza. ( BARBARA MOIRA/ O POVO)

DEPOIMENTO

Alexsandro Vieira, 40, gerente Turati Varjota, conta que fez aniversário no último dia 11 de abril. A data é marcante, pois, em 2020, três dias após comemorar mais um natalício, foi internado com Covid-19 no Hospital Leonardo Da Vinci. Passou 28 dias hospitalizado e teve 35% do pulmão comprometido. "Só via a minha família uma vez por dia, por videochamada. A sensação de impotência é muito grande."

Desde que voltou ao trabalho, Alexsandro diz que tem muito mais cuidado com as medidas de prevenção e busca garantir que os funcionários e clientes não sejam contaminados no ambiente do restaurante. "Quando saímos dessa situação, voltamos com outra visão e é isso que tento passar para a equipe. Por isso que me preocupei em espalhar álcool (gel) próximo da maioria das mesas, manter o isolamento. Já tínhamos uma preocupação, mas como aconteceu tão próximo da gente, inclusive com a sogra do proprietário e membros da equipe, triplicamos os cuidados."

 

COMPRA ONLINE

Mesmo com a retomada, as lojas e os shoppings permanecem com o esforço com os serviços online de compras. Na visita aos shoppings, O POVO observou grande movimentação de funcionários de lojas com produtos a serem entregues na casa do cliente. O mesmo pôde ser observado nos restaurantes, com parte da demanda ainda advinda dos pedidos via apps.

Decreto revisto a cada semana

Com o novo decreto estadual que passou a vigorar ontem, 12, o secretário-executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Flávio Ataliba, afirmou que as avaliações para mudanças de fases no processo de reabertura econômica serão semanais, e não quinzenais, como havia ocorrido em 2020.

O que você achou desse conteúdo?