A companhia aérea Air France retomou, no último fim de semana, os voos diretos entre Brasil e França, após o governo francês liberar a entrada de brasileiros em seu território. Os trechos, no entanto, serão apenas os que partem de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Apesar de ser a companhia responsável pelos voos internacionais do hub aéreo no Aeroporto Internacional de Fortaleza, juntamente com a parceira KLM, a Air France não retomou as frequências que saem do Ceará.
Contatada pelo O POVO, a companhia informou que “está previsto para a Air France voltar a operar em Fortaleza no mês de junho". Mas ponderou: "No entanto, devido ao atual contexto da pandemia, a companhia reforça que revisa sua malha constantemente e a mesma pode sofrer alterações". "Em relação à KLM, ainda não há previsão para a retomada”.
Com isso, foram reativados "5 voos semanais no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e 3 voos semanais no Galeão, no Rio de Janeiro". No comunicado, a empresa ainda "ressalta que devido às muitas restrições de viagens em diversos países, em decorrência da pandemia e que mudam a todo momento, sua malha pode sofrer alterações para atender às regras governamentais e adaptar-se à demanda".
Antes da pandemia, Air France e KLM chegaram, juntas, a ter voos diários entre Fortaleza e Paris. Nesta nova retomada, a companhia não informou quais aeronaves deve usar.
Acesse a cobertura completa do Coronavírus >
A companhia informou ainda que, de acordo com as novas regras do governo francês para ingressar no País, os passageiros que possuem a França como destino final devem apresentar uma das seguintes alternativas de testes com resultado negativo:
Para clientes que fazem conexão para destinos internacionais, ou seja, fora da França, as regras de testes de Covid-19 para embarque são as mesmas, segundo a companhia.
Há regras também para quem pode entrar na França. Confira:
A Air France ainda indica o site do Ministério do Interior da França para consultar todas as condições.
"Devido às constantes mudanças ocasionadas pela pandemia de covid-19, a Air France aconselha que os clientes verifiquem, tanto no momento da compra quanto nos dias que antecedem a viagem, o site da companhia, o Travel.doc, o site do Governo Francês e do destino final para se atualizar das condições mais recentes para entrada", finaliza o comunicado.