A movimentação de pessoas realizando as compras de última hora para o Dia das Mães foi intensa ontem, 7, no Shopping Iguatemi Fortaleza. Pouco depois das 12 horas, um longo congestionamento se formou na entrada pela avenida Engenheiro Santana Júnior. A administração do shopping informou que não houve aglomerações dentro das dependências.
Ao O POVO, o Iguatemi Fortaleza afirmou que o fluxo de pessoas continuou limitado aos 40% permitidos no decreto do governo estadual.
"O Shopping Iguatemi Fortaleza reitera seu compromisso com o devido cumprimento das orientações das autoridades estaduais e sanitárias e reforça que vem cumprindo todas as determinações, estando preparado para, caso necessário, garantir o controle de acesso de modo a respeitar a limitação de público máximo preconizada pelo atual decreto", afirma a administração em nota.
De acordo com o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, as vendas foram boas ontem tanto nos shoppings quanto no comércio de rua. Ele destaca que os shoppings têm boa capacidade de prevenção de aglomerações e as cenas não devem ser presenciadas no interior dos espaços neste fim de semana.
"Tem meios de controlar a circulação nos shoppings para assegurar os 40%. As câmeras de segurança podem assegurar o controle de circulação, de forma que o decreto seja cumprido. Estamos todos regulares", enfatiza.
Assis critica as aglomerações no comércio popular, como nas feiras de rua próximas da Catedral e na rua José Avelino, ambas no Centro. "O Estado tem o dever de combater os atos irregulares e quando ele enfraquece há o exercício arbitrário das próprias razões. Isso não é bom."
No setor de alimentação fora do lar, para evitar formação de filas no primeiro fim de semana de reabertura das atividades coincidindo com domingo de Dia das Mães, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE) orienta os estabelecimentos a trabalharem somente com reservas e a prepararem pratos especiais para a entrega em domicílio.
Neste fim de semana, o funcionamento será das 12 às 15 horas. Taiene Righetto, presidente da Abrasel, disse que a retomada das atividades num dia de intenso movimento associada à redução do tempo de funcionamento será bastante desafiadora. "Nossa orientação aos restaurantes tem sido mais do que triplicar ou quadruplicar os cuidados. Pedimos que as medidas de prevenção ao contágio sejam seguidas à risca". (colaborou Carolina Parente / Especial para O POVO)