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Tira-dúvidas sobre Open Banking
Economia

Tira-dúvidas sobre Open Banking

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Tipo Notícia

Com a primeira fase já em curso desde fevereiro deste e a próxima e mais significativa fase programada para 15 de julho, o Open Banking começa a despertar mais curiosidades dos brasileiros. Para esclarecer os principais pontos, O POVO preparou esse tira-dúvidas com base nos dados já expostos pelo Banco Central. Confira.

O que é?

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

Como é hoje?

Atualmente, uma instituição não “enxerga” o relacionamento do cliente com outra, então tem dificuldade de competir por ele com melhores serviços.

Como fica com o Open Banking?

Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas umas das outras e acessam os dados autorizados pelos clientes. A permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser.

A inclusão do consumidor é automática?

Não. Para compartilhar seus dados no Open Banking é necessário a sua manifestação ativa, na forma de consentimento para finalidades determinadas à instituição para a qual desejar enviar seus dados. O consentimento terá prazo de validade compatível com essas finalidades, limitado a 12 meses – exceto em caso de contrato de trato sucessivo. Esse processo será feito em ambiente digital seguro, inclusive com a identificação do consumidor.

Como aderir ao Open Banking?

Primeiro, você deverá se identificar e fornecer seu consentimento no canal eletrônico da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados. Em seguida, você será redirecionado para a instituição que mantém tais dados, e nesse ambiente você poderá autenticar a sua identidade e confirmar o compartilhamento. No último passo, você será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação inicial para a recepção de comunicação sobre a efetivação da solicitação de compartilhamento. Somente então seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento. Quando for confirmar o compartilhamento de seus dados, você poderá revisar os dados que deseja compartilhar e verificar se estão corretos. Lembre-se de que todo o processo ocorrerá exclusivamente pelos canais eletrônicos das instituições.

Paga pelo Open Banking?

Não. Não será cobrado nenhum valor do cliente pelo compartilhamento de dados.

Fiquei arrependido. Como cancelar o Open Banking?

Você pode pedir o cancelamento do compartilhamento dos seus dados tanto na instituição em que você deu o consentimento como na instituição que transmitirá a ela esses dados. Cada uma delas vai indicar a maneira exata para a revogação do consentimento, assim como os canais de atendimento disponíveis. Você sempre poderá pedir a retirada do consentimento pelo mesmo canal de atendimento em que ele foi concedido, se este ainda estiver disponível. Após a sua solicitação, o consentimento será cancelado de forma imediata ou, no caso da iniciação de pagamentos, em até um dia.

Promessas de soluções com o Open Banking

  • Comparadores de serviço e tarifas
  • Apps de aconselhamento financeiro e de planejamento familiar
  • Pagamento em mídias sociais
  • Marketplace de crédito

Fases de implantação

01/02/2021: FASE 1

Compartilhamento padronizado das informações sobre canais de atendimento, serviços e produtos financeiros tradicionais. Nesta fase, os dados não serão compartilhados

Impacto?

Esperava-se que surgissem novas soluções de comparação entre produtos e serviços financeiros

15/07/2021: FASE 2

É inserido o compartilhamento das informações referentes a cadastro, transações das contas de depósito à vista, poupança, contas pré-paga e pós-paga (cartão de crédito) e operações de crédito.

Impacto?

Isso permitirá o surgimento de novos produtos e serviços mais personalizados. Aqui se faz necessário o consentimento dos consumidores para que os dados sejam compartilhados entre as instituições.

30/08/2021: FASE 3

O Open Banking se conecta às estruturas de pagamento e o consumidor terá acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito não apenas nos canais das instituições financeiras

Impacto?

Pode-se contratar crédito não só numa agência ou pelo aplicativo do banco

15/12/2021: FASE 4

Ampliação de Open Banking para incluir mais opções de dados que poderão ser compartilhados

Impacto?

Consumidor passa a ter controle do compartilhamento de informações e pode levar à criação de serviços e produtos mais alinhados às suas necessidades

Segurança

As instituições deverão assegurar os dados mediante consentimento, autenticação e confirmação do cliente, segundo o Banco Central.

Processo ocorre em ambiente com diversas camadas de segurança, autenticação do consumidor e das instituições

Há regras para responsabilização das instituições e de seus dirigentes

Fonte: Banco Central

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