Logo O POVO+
A experiência de quem está mirando seus investimentos na bolsa
Economia

A experiência de quem está mirando seus investimentos na bolsa

Estudo. Em renda variável
Edição Impressa
Tipo Notícia
 Juvêncio Viana, 24 anos, empresário, é um dos cearenses que ampliou os investimentos na bolsa durante a pandemia (Foto:  Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Juvêncio Viana, 24 anos, empresário, é um dos cearenses que ampliou os investimentos na bolsa durante a pandemia

O empresário cearense Juvêncio Viana, 24 anos, investe na bolsa há três anos. Mas desde o ano passado, com o objetivo de diversificar a carteira e melhorar a rentabilidade de suas aplicações, passou a focar com mais afinco no mercado de capitais. Além de aumentar o aporte em empresas que estão na bolsa brasileira, também passou a investir em papéis cotados em bolsas estrangeiras, aproveitando o cenário de dólar alto. De forma que hoje 70% dos seus investimentos estão em renda variável.

Mas, esse não foi um passo dado do dia para noite. Ele conta que sempre teve o hábito de poupar, mas há apenas cinco anos decidiu partir para outros tipos de investimentos que fossem além da poupança. Começou com tesouro direto, depois fundos multimercados e, conforme ia adquirindo conhecimento, foi adquirindo mais confiança para assumir riscos e assim obter melhores ganhos.

"No início era um pequeno percentual mesmo que ia para ações. Depois comecei a estudar mais sobre o assunto, a entender como funciona, para entrar com maior segurança na bolsa e tomar minhas próprias decisões."

Ele disse que nesse processo já teve perdas e ganhos, mas não se arrepende dos riscos assumidos. "Eu estou bem satisfeito, estou conseguindo uma boa rentabilidade. Mas para mim o passo mais importante foi ter buscado conhecimento, estudar mesmo, para não fazer escolhas erradas."

O que você achou desse conteúdo?