Para os lojistas, 12 de junho é a quarta data mais importante do calendário. Para o setor moteleiro, esse é o momento mais aguardado do ano. Para os casais ou para quem procura um par, uma conversa agradável regada à boa comida e boa bebida também pode fazer parte dos planos.
Em um contexto de normalidade, essas constatações podem parecer óbvias, mas após duas ondas de pandemia de Covid-19 e as consequentes restrições sociais, o Dia dos Namorados em 2021 trouxe uma expectativa de bastante otimismo para os setores econômicos cearenses que oferecem produtos e serviços ligados à afetividade e ao romantismo, tais como presentes, jantares e espaços de intimidade.
Diferentemente do ano passado, quando muitas atividades econômicas ou estavam proibidas de serem realizadas presencialmente ou estavam apenas começando seu processo de retomada durante o mês de junho, agora a data comemorativa acontece exatamente dois meses depois do início da reabertura, pós-segundo lockdown no Estado. Essa é também a primeira celebração que ocorre posteriormente ao decreto que ampliou até às 22h, o horário de funcionamento de shoppings e restaurantes.
De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, o comércio varejista na Capital deve acompanhar as previsões nacionais de crescimento em relação à data e faturar, pelo menos 16% a mais em relação a 2020. “É possível até que tenhamos um crescimento de 1% a 2% na comparação também com 2019. Estamos bastante otimistas. As pessoas estão se sentindo mais seguras com o avanço da vacinação, o que já se reflete nas vendas. Além disso, o auxílio emergencial e a antecipação do 13º salário para aposentados também tem injetado mais dinheiro na economia”, avalia.
Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, projeta aumento de 50% no ticket médio do setor, no dia de amanhã. “É uma data muito importante para nós. Não são apenas os namorados que saem, mas também quem quer arrumar um namoro. Embora, a economia ainda esteja fragilizada, as pessoas querem sair e gastar um pouco mais, pedir uma garrafinha de vinho para comemorar”, observa. Ele acrescenta que a maioria dos restaurantes deve trabalhar fazendo reservas e que também há muita aposta na entrega de encomendas feitas com antecedência, via aplicativos.
Já a diretora da Associação Brasileira de Motéis no Ceará (ABMotéis-CE), Andrea Almeida, destaca que, além da ligação natural da data com o segmento, o fato de esse tipo de estabelecimento ter sido menos afetado pela pandemia traz grande expectativa. “Mesmo assim, nos preparamos muito bem. Nosso setor está promovendo a ‘Love Week’. A ideia é que não haja concentração apenas no dia 12, embora alguns motéis devam ter a procura até dobrada nessa data”, exemplifica.
Andrea acrescenta que “muitos motéis estão trabalhando com pacotes de três dias”. Ela conclui observando uma mudança no comportamento da clientela em 2021. “No ano passado, como os restaurantes estavam fechados havia muita procura por pacotes que incluíssem jantar. Esse ano, a maioria dos casais prefere investir em decoração e kits eróticos”, enumera.
DIA DOS NAMORADOS NO COMÉRCIO
EXPECTATIVAS
Previsão de aumento nas vendas – 16%
Ticket médio - R$ 100 a R$ 200
ITENS MAIS PROCURADOS:
Moda praia
Vestuário
Artigos para dormir
Itens de perfumaria
Calçados e acessórios
Joias e relógios
Fonte: CNDL