Logo O POVO+
UFC investe em planos de formação emergencial
Economia

UFC investe em planos de formação emergencial

No Ceará. Federal.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Campus da UFC em Sobral passa por intervenções estruturais (Foto: Divulgação/UFC)
Foto: Divulgação/UFC Campus da UFC em Sobral passa por intervenções estruturais

O início da pandemia exigiu que a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolvesse o Plano de Formação Emergencial. A partir de plataformas virtuais, a ideia é que no período 2020-2021 todos os docentes, alunos e técnico-administrativos estivessem prontos para manusear plataformas digitais. Tudo foi realizado em forma de webcursos, webconferências, weboficinas etc., que têm, em sua maioria, carga horária reduzida, entre 1 e 40 horas.

A professora titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC, Mazzé Costa dos Santos, explica que os temas incluem "tecnologias digitais, mas a transdisciplinaridade nas formações é importante para que se contemple temas desde saúde mental e física a sala de aula remota e suas nuances: planejamento, avaliação e relação ética entre professor e aluno, entre outros."

O reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, faz uma análise da situação e destaca a importância da mobilização e implantação do Plano Pedagógico Emergencial. "Em cerca de quatro meses, a UFC elaborou e implantou seu plano e mobilizou uma força-tarefa para minimizar desigualdades de acesso a tecnologias e prejuízos no cumprimento de seu calendário."

Sobre a demanda por matrículas, que acontece via Sisu - a exceção do curso de Letras-Libras, que possui edital próprio, foram ofertadas 6.268 vagas em 110 cursos de graduação presencial nos campi da UFC no Estado na edição mais recente.

O que você achou desse conteúdo?