O início da pandemia exigiu que a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolvesse o Plano de Formação Emergencial. A partir de plataformas virtuais, a ideia é que no período 2020-2021 todos os docentes, alunos e técnico-administrativos estivessem prontos para manusear plataformas digitais. Tudo foi realizado em forma de webcursos, webconferências, weboficinas etc., que têm, em sua maioria, carga horária reduzida, entre 1 e 40 horas.
A professora titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC, Mazzé Costa dos Santos, explica que os temas incluem "tecnologias digitais, mas a transdisciplinaridade nas formações é importante para que se contemple temas desde saúde mental e física a sala de aula remota e suas nuances: planejamento, avaliação e relação ética entre professor e aluno, entre outros."
O reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, faz uma análise da situação e destaca a importância da mobilização e implantação do Plano Pedagógico Emergencial. "Em cerca de quatro meses, a UFC elaborou e implantou seu plano e mobilizou uma força-tarefa para minimizar desigualdades de acesso a tecnologias e prejuízos no cumprimento de seu calendário."
Sobre a demanda por matrículas, que acontece via Sisu - a exceção do curso de Letras-Libras, que possui edital próprio, foram ofertadas 6.268 vagas em 110 cursos de graduação presencial nos campi da UFC no Estado na edição mais recente.