A Tok&Stok inaugura hoje a segunda loja do Brasil no novo conceito Studio, em Fortaleza, no piso superior do shopping Iguatemi. Com 720 metros quadrados (m²), num formato otimizado de tamanho, a unidade tem foco em acessórios e presentes, mercado com 35% de participação nas vendas da companhia. Também frisa a experiência do cliente, unindo ambientes físico e digital (omnichannel).
Esta é a terceira loja na Cidade, que possui a Tok&Stok da avenida Washington Soares, no bairro Água Fria, desde 2001, e a do shopping RioMar Fortaleza, no Papicu, desde 2015 - ambas no modelo tradicional. As informações foram repassadas com exclusividade ao O POVO.
Há 42 anos no mercado e 20 anos na capital cearense, a marca realizou pesquisa com o consumidor para escolher o nome da loja e montar todo o modelo centrado nos desejos do cliente, na chamada jornada de compra. É o conceito customer centric.
Com prateleiras na altura do olhar e locais que contam histórias (minimundos), a loja mistura o online, com o formato de inspiração, no estilo Pinterest, e o offline, no tradicional departamento, com seções de cozinha, banho, cama, iluminação etc. A ideia é permitir mais agilidade na decisão de compra sem ter de passar por todos os espaços. Como a visão do todo é mais ampla, dá para focar onde ir, inspirar-se e comprar.
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Diferentemente da Tok&Stok tradicional (Standard), que costumam ter entre 2 mil m² e 3 mil m², e das megastore ou flagship, até 9 mil m², a Studio é mais aberta e pensada também para quem vai à loja e depois decide comprar e quem adquire online e vai buscar no ponto de venda.
Faz parte do conceito One Stop Shop, que oferece em um só lugar uma variedade de itens de decoração e serviços de conveniência, como Clique e Retire (comprar no site ou aplicativo e retirar em loja) e atendimento via WhatsApp.
“Cinquenta por cento das pessoas que compraram na loja olharam no site antes e mais de 50% das pessoas que compraram no site foram à loja antes”, detalha Felipe Abreu, diretor de Operações da Tok&Stok.
No plano de expansão da companhia, estão previstas 11 inaugurações neste ano, sendo nove no formato Studio e duas tradicionais. Segundo o diretor de Operações, o número é recorde, pois a maior quantidade de aberturas anterior foi de seis unidades.
“Quando a gente olha o comportamento do nosso consumidor, Fortaleza é uma das principais praças em termos de potencial de consumo de móveis e acessórios”, explica Felipe sobre a escolha da cidade cearense.
Em relação ao atendimento, há um totem digital para escolha de móveis e o time de vendas é formado pelos chamados consultores, que foram treinados para informar como montar uma mesa posta, decorar uma cama, um espaço. Para a unidade, foram realizadas 16 contratações.
Apesar de ser uma loja focada em acessórios, tem 100% do sortimento Tok&Stok e um lounge no centro com venda de móveis. Além disso, são mais de 5 mil produtos disponíveis na Studio de Fortaleza.
Maurício Ferro, head de Comunicação e Marketing da Tok&Stok, ainda avalia que o novo modelo de experiência também atende a demandas do consumidor, que mudou alguns hábitos na pandemia. Ele lista a exigência maior com os produtos, a nova realidade de trazer mais conforto para casa e a questão da funcionalidade do que se adquire.
Sobre parcerias, ele detalha os mais de 150 designers para desenvolvimento de produtos e mais de 550 fornecedores entre nacionais e internacionais de móveis de acessórios. “Vamos vir no segundo semestre com programa de filiados de parceria com arquitetos. Está nos planos”, acrescenta Maurício.
E para a estreia, ele detalha que os clientes de Fortaleza vão encontrar coleção de sala de star e varanda em áreas integradas e também vão contar com a nova coleção infantil, que será inaugurada, com quartos, banho, tudo voltado para a criança. Além da coleção do artista gráfico e ativista social norte-americano Keith Haring, uma das inspirações para o mês LGBTQIA+.
Relação com a Cidade
Tok&Stok está há 20 anos em Fortaleza (desde 2001).
Esta é a segunda loja neste modelo da marca no País e Fortaleza receberá a 2ª loja neste conceito.
A escolha para inaugurar a Tok&Stok Studio é no Shopping Iguatemi, em Fortaleza, no piso superior.
A Tok&Stok Studio Fortaleza será a 3ª loja na cidade. A empresa já conta com duas lojas na cidade no formato tradicional, chamado Standard, uma na avenida Washington Soares, 3536, e outra no Shopping RioMar Fortaleza.
Fortaleza foi a região escolhida devido à representatividade da praça para o negócio e ao "alto potencial da cidade". Como já existe loja na Cidade, a Studio vem para completar a estratégia de adensamento de lojas, posicionando-se como uma nova opção de compra, em termos de experiência e de localização geográfica.
Entenda o conceito da loja
Proposta é inspirar os consumidores: com novas ideias para casa, assim como entregar mais conveniência e conforto.
O objetivo é elevar ainda mais a experiência in loco, aprimorar a jornada de compra e atender às necessidades dos clientes.
Para lançar a Tok&Stok Studio, além da parceria com um time de consultores especializados em varejo, a marca desenvolveu pesquisas específicas com consumidores em lojas que serviu como laboratório para testar ideias, modos de exposição e jornada e chegar em um formato ideal.
O nome da loja veio de insights e pesquisas com clientes, que demonstram desejo por um local ainda mais acolhedor e com "vibes pinterest" para realizar suas compras.
Além da aposta na integração da jornada on e off, a companhia traz também o conceito One Stop Shop (que está presente em todas as lojas da marca), que traz uma variedade de acessórios e itens de decoração e também serviços de conveniência em um só lugar; Ou seja, você "consegue resolver sua vida em um local".
O novo conceito é pautado por organizar produtos por tendências e ocasiões do dia a dia e trazer sugestões de composição de itens para entregar maior conveniência.
Os consumidores também podem escolher móveis por meio de totem digital e contar com o auxílio dos vendedores da Tok&Stok.
A loja conta com mais de 5 mil produtos disponíveis em aproximadamente 720 m².
O novo modelo ainda proporciona mais velocidade ao movimento de expansão - tanto em estados/regiões em que a empresa já tem lojas em versões maiores como em novas praças em que a marca ainda não está presente.
Estratégia
O objetivo de negócio é alinhar com as demandas e anseios dos consumidores (costumer centric), com investimentos que visam entregar experiência omnicanal (integração do on e off), com canais de venda e serviços, juntos com a variedade de produtos com curadoria e design exclusivo.
A proposta é investir em todos os canais – tanto online, como físico – assim como em estruturas logísticas e digitais. Ou seja, o objetivo é aumentar ainda mais a sua capilaridade no setor por meio de novas lojas, inclusive, em praças que a marca ainda não está presente. Por isso, a empresa conta com plano de crescimento e com a intenção de aumentar ainda mais a sua capilaridade no setor para este e os próximos anos.
Somente neste ano planeja o lançamento de aproximadamente 11 lojas físicas em 2021, nove em formato Studio – o que significa que 80% das novas unidades em 2021 serão neste novo formato.
Acessórios e itens de decoração representam 35% a 40% das vendas da companhia.
Desde 2017, as vendas online cresceram a uma taxa anual de mais de 50%, atingindo mais de 20% das vendas totais da companhia em 2020 (participação foi de 5% para 24% nos últimos três anos). A expectativa da companhia é que este forte crescimento do canal digital de mantenha para os próximos anos.
Sobre a empresa
A Tok&Stok é uma marca de móveis.
6 mil novos produtos por ano.
Os móveis e acessórios da marca são 75% de itens de design exclusivo.
Conta com parceria com mais de 150 designers do Brasil e do mundo para desenvolvimentos exclusivos.
Mais de 550 fornecedores (entre nacionais e internacionais, moveis e acessórios).
Está em m 21 estados do Brasil e no Distrito Federal, com lojas distribuídas em 34 cidades brasileiras.
60 lojas espalhadas pelo País, além da loja online.
Foi fundada em 1978, fruto do empreendedorismo do casal Régis Ghislaine Dubrule, recém-chegado da França ao Brasil (no país há 42 anos).
Top of Mind em lifestyle de móveis e decoração.
Proposta da marca: oferecer soluções práticas e de design para decorar e mobiliar espaços de forma descomplicada, com personalidade, preços acessíveis, disponíveis para pronta entrega e que atendem a todas as funções de uma casa ou de um escritório de tal forma que qualquer ambiente possa ser mobiliado e decorado em um dia.
Coleção São João
A Tok&Stok apresenta sua nova campanha São João Tok&Stok. Inspirada pelo Festival da Macuca, festa tradicional de Pernambuco, a campanha apresenta a linha de acessórios exclusiva Festejo, assinada pela designer e ilustradora recifense Isabella Galvão.
Os itens imprimem a arte e a memória afetiva da artista em estampas vibrantes, tendo como destaques as características do povo da região, do cortejo do boi e enfeites que fazem parte desta fantasia junina.
Coleção Keith
A Tok&Stok anunciou campanha exclusiva Keith Haring para Tok&Stok - Novos contornos de liberdade para seus ambientes, inspirada no legado do artista gráfico norte-americano que marcou os anos 80.
A linha é composta por acessórios que destacam a irreverência, a liberdade e a criatividade de Keith Haring, levando suas estampas, símbolos, cores e formas para itens de organização, objetos para sala e quarto e utensílios de cozinha.
Conheça as tendências da marca
Urbano Contemporâneo
Vertente purista (novas tecnologias, visual mais limpo. ex: Nendo, Hay e B&B) + vertente do neo decorativismo (cores, formas e o excesso em primeiro plano - símbolos de luxo ou elementos da natureza reinterpretados)
Urbano Vintage
“Vintage” representa o melhor de sua época. Foco em peças que carregam códigos e simbologia das décadas de 40 a 70.
Urbano Caleidocolor
Cartela oitentista com cores híbridas em sua nova versão com vibração rebaixada.
Urbano Dark Deco
Estampas inspiradas na arquitetura, estamparia, moda e música do período Art Déco.
Regional Natural
Uso de madeiras maciças de reflorestamento como Eucalipto e Pinus Elliottii com acabamentos suaves e com texturas como o Amêndoa.
Regional Brasileiro
A vida no campo: tradição caipira Brasileira e seu folclore.
Regional Romantique
Estilos tradicionais, se misturam (Directoire, Haussmannian, Neoclássico, Provence, Regency, Romantic Country e Shabby Chic).
Regional Arts & Crafts
Movimento americano e inglês Arts&Crafts: valorização dos detalhes da marcenaria e do trabalho do artesão.
Regional Boho Etnico
Boho é uma abreviação da palavra Bohemian e traz uma certa atualidade e descontração e Étnico é referente às culturas ancestrais, primais ou muito distantes.