Logo O POVO+
151 municípios cearenses iniciaram vacinação da população geral contra a Covid-19
CIDADES

151 municípios cearenses iniciaram vacinação da população geral contra a Covid-19

Público a partir de 12 anos já pode se cadastrar no Saúde Digital. Mas ainda não há previsão para que as doses comecem a ser aplicadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza foi uma das cidades que iniciaram a vacinação da população geral (Fernanda Barros/ Especial Para O Povo) (Foto: Fernanda Barros)
Foto: Fernanda Barros Fortaleza foi uma das cidades que iniciaram a vacinação da população geral (Fernanda Barros/ Especial Para O Povo)

Cinco meses após o início da vacinação contra a Covid-19 no Ceará, 151 municípios já começaram a vacinar a população geral. Ou seja, 82% dos 184 municípios cearenses estão imunizando pessoas que não são de grupos prioritários. Esta fase da vacinação teve início há quase duas semanas no Estado.

Desde ontem, 17, o Saúde Digital, sistema criado pela Secretaria da Saúde do Ceará para organizar a imunização da população do Estado, permite o cadastramento de crianças e adolescentes a partir de 12 anos. Contudo, não foi divulgada uma previsão para que essa faixa etária comece a ser vacinada.

Desde o primeiro dia da campanha de imunização, o Ceará vacinou 2,4 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O total equivale a 26,38% de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado, e que também aguardam receber a segunda dose (D2) para completar a imunização contra a doença. Em relação à população que recebeu as duas doses da vacina, o Estado soma 1.088.560 pessoas imunizadas. Ao todo, foram aplicadas 3,5 milhões de doses no Estado.

Municipios cearenses que iniciaram vacinacao da populacao geral
Municipios cearenses que iniciaram vacinacao da populacao geral (Foto: Municipios cearenses que iniciaram vacinacao da populacao geral)

 

As informações são do Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidado às 17 horas desta quarta-feira, 16. Já as estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A plataforma mostra ainda que, nas últimas 24 horas, 106 mil pessoas receberam a D1 no Estado.

LEIA TAMBÉMVacinação em Fortaleza: confira lista de agendados para sexta-feira, 18 de junho (18/06)

Em Fortaleza, conforme vacinômetro da Prefeitura atualizado ontem, 1.176.400 doses foram aplicadas. Desse total, 839.095 são da primeira dose e 337.305 correspondem à segunda dose dos imunizantes. Considerando a população geral, 157.862 residentes na Capital receberam a D1.

No balanço dos imunizantes que chegaram ao Ceará, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, 4,2 milhões de vacinas foram entregues ao Estado e foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Até esta sexta-feira, 18, o Ceará deve receber mais dois lotes de vacinas.

LEIA TAMBÉM: Novo lote de vacinas da Pfizer chega ao Ceará na noite desta quinta-feira, 17

Sarto anuncia Arraiá da Vacinação no Centro de Eventos nesta sexta-feira, 18

Ontem, o Brasil registrou a aplicação de 2.220.845 doses de vacinas contra a Covid-19. Essa é a maior marca diária de imunização desde o início da campanha. No total, 2.088.159 de pessoas receberam a primeira dose e 132.686 receberam a segunda dose, necessária para completar a imunização. Com isso, a quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a infecção chegou a 60.381.020. O número representa 28,51% da população brasileira. Já levando em consideração as pessoas que receberam as duas doses, a quantidade é de 24.085.577, ou 11,37% dos habitantes. (Colaboraram Júlia Duarte e Mirla Nobre/Especiais para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?