Logo O POVO+
Agropecuária e serviços também têm expectativas positivas
Economia

Agropecuária e serviços também têm expectativas positivas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Setor de serviços apresentou alta na demanda na comparação entre maio de 2021 e o mesmo mês do ano passado. (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Setor de serviços apresentou alta na demanda na comparação entre maio de 2021 e o mesmo mês do ano passado.

Carro-chefe da economia cearense em 2020, com alta de 10,31%, a Agropecuária apresentou resultados bem mais modestos no 1º trimestre deste ano e cresceu 1,8%.



Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Rodrigo Diógenes, no entanto, o retorno gradativo de outras atividades deve manter o setor em crescimento sustentável. Ele destaca entre os produtos que mais têm se expandido, o leite e o mel, este último, principalmente para a exportação.

Diógenes também comemora a menor dependência da sazonalidade do clima. Os três primeiros meses do ano, abarcam as chuvas de pré-estação e o início da quadra chuvosa propriamente dita. “Neste ano, não tivemos a regularidade das chuvas nesse período, mas nós estamos usando cada vez mais a tecnologia, principalmente na irrigação. Eu observo o crescimento do número de produtores que fazem o uso racional e eficiente da água”, avalia.

Também otimista, mesmo com o setor de Serviços ainda apresentando queda de 0,51% no 1º trimestre, a diretora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), Cláudia Brilhante, reforça que a reabertura gradual de atividades econômicas, como os cinemas e a volta dos eventos corporativos tende a promover uma rápida recuperação, a chamada ‘curva em V’.

O fenômeno já foi observado no ano passado, logo após o primeiro lockdown, quando o setor passou de uma queda de 12,05%, no 2º trimestre, para um crescimento de 13,25%, no 3° trimestre, nos comparativos entre os trimestres imediatamente anteriores.

“A cada semana nós estamos conseguindo uma reabertura maior de comércios e as pessoas estão com uma demanda reprimida de viajar, ficar à vontade em um restaurante ou mesmo ir a uma festa. Então, se essa recuperação parcial aconteceu em 2020, a expectativa é ainda maior agora, pois agora temos vacinas”, celebra.

O que você achou desse conteúdo?