Logo O POVO+
Ceará: Atlas Eólico e Solar atrai investimentos desde 2019 pois oferece informações privilegiadas
Economia

Ceará: Atlas Eólico e Solar atrai investimentos desde 2019 pois oferece informações privilegiadas

Fonte de informação. Investimentos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Desde 2019 o Ceará possui informações mais precisas sobre o setor de energias renováveis a partir da inauguração do Atlas Eólico e Solar, que funciona como um guia para investimento no setor.

Fundado como único atlas híbrido do Brasil, o trabalho é fruto de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e atende uma demanda da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece. O Atlas conta com informações técnicas direcionadas a profissionais do setor, identificando áreas com potencial para investir.

O documento está disponível nas versões inglês e português, de forma impressa e online, além de um aplicativo interativo desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Joaquim Rolim, destaca que o lançamento de um Atlas com informações tão diversas em detalhes e possibilidades presentes na própria plataforma, colocou o Ceará numa posição privilegiada.

"O Atlas proporcionou um acréscimo da quantidade de projetos e mais interesse dos investidores, os elogios são superlativos, nosso atlas é sem precedente no Brasil. Permite um estudo preliminar a partir da consulta naquela plataforma", analisa.

O sucesso do Atlas do Ceará é posto à disposição dos analistas do MCTI para trocas de informações e integração dos projetos, afirma o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda.

"O estudo que está sendo proposto pelo MCTI já foi realizado pelo Governo do Estado, com o Atlas Eólico e Solar do Ceará, trabalho pioneiro e que está à disposição da comunidade acadêmica, do mercado e da população. Nesse sentido, o Ceará estará integrado à iniciativa do MCTI para aprimorar o desenvolvimento das energias renováveis no Brasil", destaca Inácio.

Junto do lançamento do Atlas Eólico e Solar, ainda no fim de 2019, o Governo do Ceará anunciou edital que separou recursos para projetos de desenvolvimento de produtos e processos inovadores em áreas prioritárias para o Estado, como Energias Renováveis.

Arruda destaca que, de apoio financeiro aos estudos em Energias Renováveis no Ceará, dispõe em andamento o edital do Programa Tecnova-CE II, que contemplará projetos desse segmento.

"Ao todo, serão investidos R$ 4,2 milhões com recursos oriundos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na modalidade subvenção econômica, ou seja, sem necessidade de reembolso dos valores concedidos. Em sua primeira edição, o Tecnova-CE aportou recursos da ordem de R$ 20 milhões, proporcionando crescimento significativo de diversos negócios, incluindo empresas com produtos e serviços inovadores na área de energias renováveis", ressalta.

O que você achou desse conteúdo?