A Vicunha divulgou com exclusividade ao O POVO nesta terça-feira, 22, que vai doar usina de oxigênio com capacidade de 15 m³ ao Hospital Municipal Raimundo Célio Rodrigues, no Centro de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A previsão de entrega é para o fim de julho.
No Estado, a empresa conta com duas fábricas: uma localizada em Maracanaú e a outra em Pacajus, empregando, aproximadamente, 3.300 pessoas.
LEIA MAIS | Estado busca parcerias para usinas de oxigênio em 40 hospitais do Ceará
A iniciativa da multinacional brasileira especializada em soluções jeanswear faz parte do Programa Matchfunding – Salvando Vidas. No Estado, a parceria é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
O acordo foi anunciado em abril deste ano no Ceará e prevê que o banco de fomento busque parceiros privados para doarem insumos e custearem a instalação de usinas de oxigênio para unidades hospitalares no Brasil. A cada R$ 1 doado pelos parceiros, o BNDES dobra o aporte.
De acordo com a Sesa, a iniciativa do BNDES e empresas em parceria com o Estado deve beneficiar 40 unidades hospitalares de 38 municípios das cinco Regiões de Saúde do Ceará que foram mapeadas. A previsão é que cerca de quatro milhões de cearenses podem ser beneficiados permanentemente com esta iniciativa.
Segundo a Vicunha, o BNDES está em vias de aprovar uma contrapartida à iniciativa da empresa para doar uma outra usina de oxigênio, desta vez para o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), da Prefeitura de Boa Vista, em Roraima. Esta usina também terá capacidade de 15 m³ e tem previsão de entrega para agosto deste ano.
“Para nós da Vicunha, fazer parte dessa parceria é uma forma de contribuirmos para salvar vidas. Neste momento, em que esse recurso vital está sendo mais demandado em virtude da pandemia, precisamos unir esforços em prol do cuidado com as pessoas, que é o que há de mais valioso”, afirma Ricardo Steinbruch, presidente do Conselho de Administração da Vicunha.
Em balanço da Vicunha, a empresa informa que doou 25 leitos de UTIs ao Governo do Estado, que foram destinados a seis unidades de campanha criadas para atender pacientes com Covid-19.
Em 2020, foram mil cestas básicas para a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que fez o repasse às famílias impactadas pela pandemia.
Ainda contribuiu, com outros parceiros, na doação de tecidos para que o grupo Guararapes pudesse produzir mais de 40 mil itens médico-hospitalares para a rede de saúde pública.
As secretarias da Saúde dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte também receberam 27 mil EPIs.
A Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, tem foco em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim.
Atua com o modelo one stop shop, que consiste em ambiente, virtual ou físico, em que o consumidor pode fazer compras de diferentes itens em um só lugar.