Logo O POVO+
Magazine Luiza lança serviço de entrega ultra rápida, nova tendência no varejo
Economia

Magazine Luiza lança serviço de entrega ultra rápida, nova tendência no varejo

|LOGÍSTICA| Batizado de 'Piscou,chegou', o serviço está concentrado inicialmente em oito cidades do Nordeste, além de São Paulo, Ribeirão Preto e Belém
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas.com anunciam ter a
Foto: Divulgação Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas.com anunciam ter a "entrega mais rápida"

O grupo Magazine Luiza lançou ontem, um serviço de entrega 'ultra rápido' previsto para ser realizado em até uma hora após a compra eletrônica ser efetuada (e sem custo adicional de frete), em 11 cidades brasileiras, incluindo Fortaleza, intitulado 'Piscou Chegou'.



Além da capital cearense, outras sete cidades nordestinas fazem parte da abrangência da primeira etapa do projeto que entrou em operação logo após o anúncio. São elas: Teresina (PI), João Pessoa e Campina Grande (ambas na Paraíba), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Salvador (BA). As outras três cidades são Belém (PA), e duas cidades paulistas: Ribeirão Preto e São Paulo.

No total, 75 lojas da rede estão incluídas no novo serviço de entrega, sendo aproximadamente 50 no Nordeste (seis em Fortaleza). “A gente acredita muito no potencial da região”, justificou Luis Fernando Kfouri, diretor de entrega rápida do Magalu, plataforma digital da empresa. Ele acrescenta que "o Magalu tem um forte plano de expansão para 2021 e um foco muito grande em logística, será o ano do ‘Piscou Chegou’. Além das cidades anunciadas hoje, já estamos com projeto de implementação da entrega ultra rápida em mais dez cidades”. 

Em coletiva de imprensa virtual, também foi destacado o fato de que as entregas em prazo de 24 horas (same day), implantadas no ano passado, atualmente, já respondem por 50% do total no comércio eletrônico da companhia. O grupo também afirmou que pretende incluir produtos dos 'sellers' (geralmente, micro e pequenas empresas) do marketplace Parceiro Magalu nos projetos de entrega rápida e ultra rápida, a partir de agosto.

Inicialmente, o limite de peso para os produtos a serem adquiridos pelo é de 6 quilos, embora não haja limitação de valor. O prazo de uma hora começa a contar após o cliente efetivar a compra no 'superapp' ou no site. O frete segue gratuito para compras acima de R$ 49, na categoria supermercados, e de R$ 99, nas demais categorias, tal como nas outras modalidades de entrega. O sistema deve ser testado também em ocasiões especiais para o comércio, tais como a 'Black Friday' e o Natal. O grupo Magazine Luiza anunciou ainda a contratação de 4 mil colaboradores para fazer o reforço na área de logística, além de continuar intensificando a movimentação para transformar lojas em pequenos centros de distribuição (shoppable distribution centers). 

De acordo com o professor aposentado do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Manta Pinto de Araújo, aperfeiçoamentos logísticos aliados à tecnologia têm ajudado a tornar serviços de entrega rápida ou ultra rápida uma tendência no mercado e acirrar a concorrência. No mês passado, a Americanas (e outras empresas do grupo B2W) desenvolveu uma iniciativa semelhante em que o cliente poderia comprar e receber smartphone em até 3 horas.

"Com pequenos centros de distribuição, uma boa cadeia de suprimentos, veículos leves, estilo SEDEX, e o processamento de dados de geolocalização dos potenciais consumidores, as empresas passaram a gerir com mais facilidade essa logística. Hoje, não é incomum você passar na frente de uma loja e pouco tempo depois receber uma notificação no seu celular sobre aquela empresa, mesmo sem nem ter entrado para comprar", exemplifica.

O especialista afirma, ainda, que a integração entre estratégia logística e Tecnologia da Informação vem reduzindo um dos gargalos para a expansão do comércio eletrônico. "Antes, você fazia uma compra pela internet e demorava muito para receber um produto porque não havia isso", conclui. 

O que você achou desse conteúdo?