Logo O POVO+
Inflação aumentou preços de produtos juninos
Economia

Inflação aumentou preços de produtos juninos

Comidas típicas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mesmo com inflação em alta, produtos típicos do São João apresentaram alta de 5% nas vendas entre 2020 e 2021, afirmam supermercadistas. (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Mesmo com inflação em alta, produtos típicos do São João apresentaram alta de 5% nas vendas entre 2020 e 2021, afirmam supermercadistas.

Indo além das quadrilhas juninas e festas, até para saborear as comidas típicas do período está sendo difícil. De acordo com os dados do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getulio Vargas (IPC/FGV), os preços dos "produtos juninos" aumentaram mais que o dobro da inflação nos últimos 12 meses. Os principais vilões foram o arroz ( 52,45%), carnes bovinas ( 34,4%), leite condensado ( 25,6%), açúcar cristal ( 24%), além da farinha de trigo ( 18%).

Matheus Peçanha, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, destaca que a priorização de repasse de produtos ao mercado externo e crise hídrica (que impactou a produção de soja, milho, arroz e amendoim no Centro Sul) reflete nos preços. 

Apesar do aumento de preços considerável, de acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), houve crescimento de 5% nas vendas de produtos relacionados com o período junino ante 2020. Conforme o presidente da entidade, Nidovando Pinheiro, a alta acontece, sobretudo, devido às pequenas comemorações em casa.

"A expectativa positiva para o setor são as pequenas comemorações em casa ou até mesmo no trabalho, já que as tradicionais quermesses e festas em escolas, clubes e igrejas não vão ser realizadas. Mas os supermercados estiveram abastecidos com os itens juninos para atender bem o consumidor, e estimamos venda superior ao ano passado, sobretudo devido a ampliação da campanha de vacinação do coronavírus", diz.

O que você achou desse conteúdo?