Logo O POVO+
Apenas reduzir ICMS não resolve alta nos preços dos combustíveis, defende Pacopahyba
Economia

Apenas reduzir ICMS não resolve alta nos preços dos combustíveis, defende Pacopahyba

Edição Impressa
Tipo Notícia

Apesar de ter um peso significativo na composição do preço dos combustíveis - no Ceará, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, por exemplo, é de 29% - apenas reduzir os tributos estaduais não conteria a disparada de preços ao consumidor final. A avaliação é da secretária estadual da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacopahyba, que defende ainda que o problema está na política conduzida pela Petrobras, com reajustes baseados nas cotações internacionais do petróleo e do dólar, e na própria condução da política econômica pelo Governo Federal.

“É uma política monetária favorável ao agronegócio, às exportações. È uma política de manutenção desse dólar super valorizado que acaba impactando nos combustíveis porque são commodities, têm seus preços lastreados, cotados no mercado internacional em dólar, enfim, e que acabam criando um efeito cascata”, afirmou a secretária.

Em entrevista ao O POVO, Pacobahyba também destacou que diferente do que vem sendo defendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a recente escalada de preços dos combustíveis não têm qualquer relação com a sistemática de tributação dos estados, de alíquotas estáveis.

Ela explica que a alíquota da gasolina não é alterada desde 2015. Já a do diesel se mantém desde 1998, enquanto que a do gás liquefeito de petróleo passou de 17% para 18% quando houve a mudança da alíquota modal (geral), que passou a valer em 2017.

“Não houve qualquer movimentação de aumento do ICMS no Estado do Ceará nos combustíveis, Agora, o ICMS incide sobre uma base de cálculo, se o combustível está maior, naturalmente, tem uma arrecadação maior. Mas não porque o ICMS aumentou e sim porque a base está aumentando”.

Também ressalta que a própria estratégia adotada pelo Governo Federal de zerar os tributos federais que incidem sobre o diesel, durante os meses de março e abril, e de forma permanente no caso do gás de cozinha não surtiu o efeito desejado. “Depois dessa medida desoneratória o gás de cozinha fez aumentar o valor, deixando bem claro que isso causou um prejuízo à União, que abriu mão de tributos em um momento de muita fragilidade econômica e isso não chegou ao consumidor final”.

Nesse sentido, ela diz que a política fiscal do Ceará tem sido mais austera com o objetivo de conseguir ao máximo um acordo com setor produtivo para que o benefício chegue na ponta.

Pacopahyba entende que a reforma tributária é necessária, desde que seja feita de forma mais ampla. “O que o Governo Federal está chamando de reforma tributária, mexendo em alguns tributos federais, são apenas alterações pontuais que não melhoram o ambiente negocial no País, e que, logicamente, este ambiente é impactado pelo ICMS”

Para ela, o caminho seria fazer uma reforma tributária ampla, com a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que uniformize as alíquotas nos diferentes produtos, como combustíveis, energia e arroz. “Não podemos ter esse tipo de diferenciação tributária porque isso gera muita desconformidade”

O que você achou desse conteúdo?