Logo O POVO+
Empresários querem regime de preços diferenciados
Economia

Empresários querem regime de preços diferenciados

Soluções para os aumentos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Uma das soluções para diminuir os prejuízos dos caminhoneiros no Brasil seria a adoção de um regime diferenciado de preços para o diesel que beneficie os profissionais rodoviários. Essa é uma proposição levantada pelo diretor da Fetranslog-NE, Marcelo Maranhão.

Ele acrescenta que, mesmo numa crescente de demanda desde o início da pandemia e boas perspectivas com a retomada da economia, os aumentos vêm corroendo a margem de lucro. Hoje, o combustível representa aproximadamente 50% do valor do frete. "Existe um descontentamento muito grande da categoria. Realmente, olhando do ponto de vista empresarial, já sentimos dificuldades, imagine do ponto de vista do caminhoneiro autônomo", afirm.

Outro ponto de crítica do diretor da Fetranslog-NE é a alta carga tributária. Ele cobra ainda a união de esforços da Petrobras junto de governos, para haja uma sensibilização.

Sobre a carga tributária, a secretária titular da Fazenda do Ceará (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, destaca que apenas reduzir ICMS - um dos principais pleitos dos caminhoneiros e motivo de críticas do Governo Federal - não é uma solução definitiva. A alíquota do ICMS sobre o diesel no Ceará é a mesma desde 1998. Ela destaca ainda que a estratégia adotada pela União, de zerar impostos, foi errônea e provocou uma queda de preços superficial.

Os tributos federais que incidem sobre o diesel foram zerados entre março e abril, e de forma permanente no caso do gás de cozinha. "Depois dessa medida desoneratória, o gás de cozinha fez foi aumentar o valor, deixando bem claro que isso causou um prejuízo à União, que abriu mão de tributos em um momento de muita fragilidade econômica e isso não chegou ao consumidor".

Ela diz que a política fiscal do Ceará tem sido mais austera com o objetivo de conseguir ao máximo um acordo com setor produtivo para que o benefício chegue na ponta. Pacopahyba entende que a reforma tributária é necessária, desde que seja feita de forma mais ampla.

O que você achou desse conteúdo?