Logo O POVO+
Fortaleza: primeira cidade com selo pet friendly
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Fortaleza: primeira cidade com selo pet friendly

Secretaria de Turismo de Fortaleza negocia com hotéis e restaurantes atendimento especial para famílias que viajam com os seus animais de estimação
Tipo Opinião
Secretário Alexandre Pereira (Foto: Bárbara Moira )
Foto: Bárbara Moira Secretário Alexandre Pereira

Fortaleza pretende se transformar na primeira cidade com selo pet friendly do Brasil. O secretário do Turismo do Município, Alexandre Pereira, informa que já foi fechado um acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e com bares e restaurantes locais a fim de que a cidade se qualifique para receber todos os membros das famílias, inclusive os animais. A ideia é ter, nos hotéis e restaurantes, espaços e cardápios adequados para gatos e cachorros.

Também já foi fechado um acordo com o Sindiônibus para que os animais possam andar nos Top Bus. O selo deve ser lançado no dia 5 de agosto. Até lá, devem ser estabelecidas as regras para o transporte dos animais.

Alexandre Pereira está entusiasmado com os acordos fechados com outras capitais nordestinas para a retomada do turismo no segundo semestre. A aposta é na chegada de um maior volume de visitantes através de carros de passeio e ônibus, até a retomada do setor aéreo.

A aceleração da vacinação é fundamental nesse processo de retomada da economia, mas também de ameaça de novas cepas do vírus.

Filósofo e sociólogo francês Edgar Morin completa 100 anos em julho(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Filósofo e sociólogo francês Edgar Morin completa 100 anos em julho

Edgar Morin

UM SÉCULO DE LIÇÕES

O filósofo e sociólogo francês Edgar Morin completou, esta semana, 100 anos em grande estilo. O pensador da complexidade lançou, no seu aniversário, o livro "Lições de um Século de Vida" ("Leçons d'un Siècle de Vie", editora Denoel), que deve chegar ao Brasil apenas em setembro. Morin tem dado grande contribuição na análise dos séculos XX e XXI, através de uma abordagem transdisciplinar humanista, sem apegos a doutrinações políticas que embasam a visão do mundo real. Viva a vida!

Grain Management

MULTIPLAY PASSA PARA FUNDO NORTE-AMERICANO

O fundo de investimento norte-americano Grain Management anunciou a compra do Grupo Conexão, composto por empresas prestadoras de serviços de banda larga fixa com atuação no Nordeste e Sudeste. No Ceará, é conhecido pelas empresas Multiplay Telecom e Tecnet.

Essa é a primeira aquisição do Grain Management fora dos Estados Unidos. O Grupo Conexão é constituído pela gestora Acon, também um fundo de private equity, e possui cerca de 500 mil assinantes de banda larga fixa e 20 mil clientes empresariais.

O grupo tem experiência na implementação de tecnologia de ponta no fornecimento de conectividade por meio de banda larga, TV por assinatura, serviços de Voz (Telefonia Fixa e VoIP) e serviços corporativos de TI, e está presente em vários estados do Brasil, através de suas empresas Multiplay Telecom (CE); Tecnet (CE); Cabo Telecom (RN/PB); Cortez Online (RN); Conexão Fibra (SP); Direta (MG); Mega Serviços (SP); Outcenter (SP, MG e BA); e StarWeb (MG).

PORTO do Pecém (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO PORTO do Pecém

Pecém

CINCO NAVIOS COM MATERIAIS EÓLICOS

No período entre janeiro e junho, desembarcaram cinco navios com materiais eólicos no Porto do Pecém. A carga (pás eólicas, geradores, nacelles, transformadores, hubs, torres, entre outros produtos) veio da China e seguiu para parques eólicos no Piauí e no Ceará.

O gerente comercial da Tecer Terminais, Carlos Alberto Alves, explica que a movimentação é um exemplo da diversidade e da capacidade técnica do complexo portuário.

Armando Abreu, presidente Qair Brasil(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Armando Abreu, presidente Qair Brasil

BATE-PRONTO

"Ceará tem condições ideais para o desenvolvimento dos projetos de hidrogênio"

O presidente da empresa francesa Qair Brasil, Armando Abreu (responsável por projetos de hidrogênio verde no Ceará), faz um balanço da estratégia do mercado de energias renováveis.

Como foi a escolha do Ceará para a implantação de projetos de hidrogênio verde?

Armando Abreu - Isso vem de uma decisão global da comunidade europeia e dos Estados Unidos, no sentido de descarbonizar o mundo para lutar contra as mudanças climáticas. Houve decisão da comunidade de, até 2030, consumir cerca de 80 gigawatts de hidrogênio. No fundo, o objetivo é substituir os combustíveis normais (fósseis). Sabemos que a comunidade europeia pode produzir no máximo 40 gigawatts; os outros 40 gigawatts terão de ser importados.

Foi uma decisão política?

Armando Abreu - Foi uma decisão política. A Europa e o mundo caminham nesse sentido. Outro ponto importante é que a Qair, pertencente a um grupo francês, foi uma das empresas selecionadas para a implementação desse programa de hidrogênio. Uma das geografias, a mais importante de investimentos da Qair, é o Brasil. Atualmente, o país representa de 60% a 70% dos investimentos da Qair em nível mundial.

Mas por que o Brasil?

Armando Abreu - Em particular, o Nordeste do Brasil e o Ceará, porque têm conseguido sucessivas boas administrações, além dos potenciais eólico e solar, e do excelente ambiente de negócios, juntamente com o Complexo do Pecém e a sua ligação com Roterdã. Com isso, temos as condições ideais para o desenvolvimento dos projetos de hidrogênio. Hoje, o objetivo da Qair é, até 2030, desenvolver cerca de 10 gigawatts. Desenvolvemos esses aportes no Ceará e no Nordeste, de maneira geral (estamos analisando investimentos em Pernambuco).

E os projetos de energia eólica offshore (no mar)? Eles já têm uma área? Vocês já conseguiram as licenças? Como estão?

Armando Abreu- O processo ocorre junto ao Governo Federal, no Ibama e no Ministério de Minas e Energia. Contamos com um período normal de avaliação, de cerca de quatro a seis meses, para obter a licença prévia para o projeto offshore.

Topfive

Cuidados com os empréstimos

Especialistas da fintech BizCapital dão cinco dicas para não cair no golpe do empréstimo pessoal

1.

Não faça pagamentos antecipados. Quando a empresa pede depósito antecipado, cuidado! Esse é um grande sinal de que você está prestes a cair em um golpe. Não é usual que instituições financeiras idôneas trabalhem com pagamentos antecipados para a liberação de crédito.

2. 

Jamais divulgue dados sigilosos. Não compartilhe dados pessoais ou bancários, senhas, tokens e códigos de segurança para outras pessoas. Com essas informações, criminosos podem clonar documentos, realizar compras em seu nome e até aplicar golpes em outras pessoas se passando por você.

3.

Desconfie de abordagens suspeitas, links e taxas abaixo do normal. Os golpistas entram em contato com suas potenciais vítimas para oferecer vantagens, benefícios e taxas de juros abaixo do praticado no mercado.

4. 

Peça crédito PJ no lugar certo. Para não ser enganado, você precisa ter muita cautela ao escolher uma instituição financeira ou fintech para obter empréstimo. Procure sempre por empresas com boa reputação no mercado e que sejam autorizadas pelo Banco Central.

5. 

Antes de fechar negócio, pesquise o que outras pessoas falam da empresa. Ao considerar uma instituição para solicitar o seu crédito empresarial, pesquise se ela apresenta casos de reclamações graves ou até mesmo indicações de clientes que já foram lesados.

Presidente do Creci-CE, Tibério Benevides(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Presidente do Creci-CE, Tibério Benevides

REELEIÇÃO NO CRECI

O corretor de imóveis, Tibério Benevides, foi reconduzido por mais dois anos como presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará. Eleito com 68,35% dos votos, tem agora como meta mostrar à sociedade que não existe negócio imobiliário seguro sem o corretor de imóveis. "Continuaremos intensificando a fiscalização e a capacitação dos corretores de imóveis", ressalta

Breves

MODERNIZA CHAPADA - O perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi passará por um processo de modernização. O objetivo é enfrentar três desafios: a crise hídrica, a evolução tecnológica e a eficiência econômica e social. O projeto Moderniza Chapada pretende promover o desenvolvimento de forma sustentável e garantir uma maior eficiência ambiental, econômica e social para o perímetro irrigado. O programa foi desenvolvido pela Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro do Norte e a Trainer DG.

RETOMADA DA ECONOMIA - A Ceará Stones aposta na retomada da economia. Nas exportações, as pedras cearenses estão indo para o mercado chinês. A expectativa é de que o Ceará se projete como um dos principais exportadores nos próximos anos.

OI SOLUÇÕES - A Fortinet, multinacional da área de segurança cibernética, elegeu os serviços gerenciados de segurança (MSS) da Oi Soluções como os melhores do Brasil. A disputa nessa área tem sido grande: somente a Oi Soluções registrou um aumento de cerca de 60% em sua receita total da área de segurança.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?