Logo O POVO+
Novo decreto vale a partir de hoje, mas aglomerações preocupam
Economia

Novo decreto vale a partir de hoje, mas aglomerações preocupam

Reabertura| O fim de semana, o segundo das férias escolares de julho, foi de intensa movimentação nas barracas de praia e em pontos turísticos como o Mercado dos Peixes, em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará registra desaceleração na geração de empregos, mas mantém cenário positivo com terceiro melhor saldo do Nordeste e com 13,6 mil novas contratações em setembro (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Ceará registra desaceleração na geração de empregos, mas mantém cenário positivo com terceiro melhor saldo do Nordeste e com 13,6 mil novas contratações em setembro

A partir de hoje o Ceará entra em uma nova etapa do processo de reabertura da economia. Comércio de rua, restaurantes e shoppings tiveram horário de funcionamento ampliado, instituições religiosas podem funcionar com 60% da capacidade e foram liberadas as piscinas e parques aquáticos em barracas de praia. O desafio, no entanto, é conter o avanço das aglomerações. O fim de semana, por exemplo, foi de intensa movimentação nas praias e em pontos turísticos da Capital.

Ontem à tarde, ao percorrer o Mercado dos Peixes, por exemplo, O POVO identificou casos de flagrante desrespeito ao distanciamento social e, principalmente, um relaxamento quanto ao uso de máscaras pelo público que frequentava o local.

No último sábado, 10, as cenas se repetiram em alguns pontos da Beira-Mar e nas barracas da Praia do Futuro. O fluxo de pessoas transitando também já é visivelmente maior neste fim de semana, o segundo de julho e das férias escolares, do que em relação aos fins de semana anteriores.

Leia Mais: Praia em férias na pandemia: como frequentar de forma segura e responsável

+Restaurante de alto padrão é interditado por descumprir decreto em Juazeiro do Norte

+Seis pessoas são detidas em ação da PMCE após denúncia de vaquejada em Quixadá

+Novo decreto amplia horário de comércio, restaurantes e shoppings; leia a íntegra

+ Praia em férias na pandemia: como frequentar de forma segura e responsável

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante, reconhece que, mesmo durante a semana, o movimento nas lojas também vem crescendo, impulsionada pela retomada gradativa do consumo e pelo aumento dos turistas na Cidade. Mas diz que até por isso é importante a ampliação do horário de funcionamento, mesmo sem a requerida elevação da capacidade dentro de loja, que continua limitada a 50%, porque esta é uma forma de diluir o fluxo de atendimento ao longo do dia.

“Nós continuamos comprometidos em usar os EPIs dentro de loja e garantir o cumprimento de todos os protocolos que foram postos pelo Governo, isso está sendo feito. Agora, é fato que a gente já vê mais gente circulando, tem mais turistas na Cidade, e a nossa preocupação em pedir ampliação do horário é justamente para evitar que houvesse aglomeração dentro de loja”.

Também reforça que desde a segunda-feira passada a entidade iniciou uma campanha, em parceria com a Assembleia Legislativa, para incentivar que os lojistas perguntem aos seus clientes se já se vacinaram. Caso seja identificada alguma dificuldade em fazer o cadastramento, a pessoa é orientada a ir até o ponto de atendimento montado na sede da CDL, no Centro, onde foram disponibilizados profissionais para ajudar a fazer o cadastro no sistema do Governo gratuitamente. “É importante para todo mundo, porque só com a vacinação vamos conseguir voltar mais rápido à normalidade”.

De acordo com o decreto do Governo do Ceará que entra em vigor hoje, os comércios e restaurantes de rua poderão funcionar a partir das 9 horas, uma hora antes do definido anteriormente. No caso dos shoppings, o horário de funcionamento agora foi ampliado em duas horas, operando de 10 às 22 horas.

Nas barracas de praia, está autorizado o funcionamento de piscinas e parques aquáticos, desde que seja respeitada a limitação de capacidade a 20% e o acesso ao local seja controlado pelo estabelecimento.

Já para igrejas e demais instituições religiosas, o que mudou foi a capacidade, que agora foi ampliada para 60% (antes era 50%). O horário continua o mesmo e os templos seguem podendo fazer celebrações até as 22 horas.

O que você achou desse conteúdo?