As contas de luz do setor de bares e restaurantes do Ceará vencidas em 2020, devido aos impactos da pandemia de Covid-19, serão pagas pelo Governo do Estado na próxima semana. Segundo o governador Camilo Santana, a negociação com a Enel foi finalizada no último dia 12. A lei para autorizar o pagamento foi aprovada em março deste ano e demorou a ser colocada em prática. Foi inclusive alvo de reclamação do segmento de alimentação fora do lar.
"Sei que demorou um pouco, mas foi por conta dessa negociação com a Enel, para encontrar uma saída jurídica e também para viabilizar esse compromisso que será mais um a ser honrado em breve, apesar de um pouco da demora".
A medida deve beneficiar empresas e Microempreendores Individuais (MEIs) do segmento que possuam débitos em faturas de conta de energia vencidas no período entre março de 2020 e 20 de abril de 2021.
Procurada, a Enel Ceará informou por meio de nota que a isenção é um projeto do Governo do Ceará. E que encaminhou no último dia 8 a relação validada dos cadastros feitos na plataforma da Secretaria de Infraestrutura. "Aguardamos agora apenas a autorização por parte do Governo do Estado para que os pagamentos das contas com vencimentos entre março de 2020 a 20 de abril de 2021, conforme decreto estadual 34.038/21, sejam efetivados".
Durante a live, Camilo informou ainda que o auxílio financeiro de R$ 1 mil prometido para trabalhadores do setor de alimentação fora do lar, bares e restaurantes será pago em uma única parcela.
"Houve um problema com o sistema do banco, que é o Bradesco, mas já resolveu e estamos cobrando. Desde o dia 29 de junho, o dinheiro do Governo do Estado já está na conta do Bradesco para transferir pra esses trabalhadores e trabalhadoras da área de restaurantes e bares", explicou o governador.
Ele também disse que na próxima segunda-feira, 19, o Governo deve anunciar ainda os contemplados no programa Ceará Credi, que prevê crédito e capacitação para microempreendedores. (Laís Oliveira, especial para O POVO)