Logo O POVO+
Restaurantes e barracas de praia terão horário de funcionamento ampliado
Economia

Restaurantes e barracas de praia terão horário de funcionamento ampliado

2 horas a mais
Edição Impressa
Tipo Notícia

A liberação dos eventos sociais não é a única mudança prevista no decreto que entra em vigor na próxima segunda-feira, 26. Barracas de praia poderão abrir duas horas mais cedo, às 8 horas. E restaurantes terão horário ampliado até às 23 horas. O avanço das flexibilizações abre nova perspectiva aos segmentos mais impactados pela pandemia.

O novo decreto deve trazer ainda a autorização para reabertura dos teatros, conforme protocolo sanitário específico. O toque de recolher que hoje começa às 23 horas, passará a ser da meia-noite até as 5 horas da manhã.

Ontem, ao falar das novidades, o governador Camilo Santana também ressaltou que as barreiras sanitárias nos aeroportos continuarão e que o Comitê estuda implementar a medida nas rodoviárias do Estado. O objetivo é evitar a entrada de novas variantes no Ceará, como a variante Delta. 

O presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, afirma que a ampliação de horário também é bem recebida pelos empresários, apesar do pleito inicial ter sido pela liberação até meia noite, com aumento da capacidade de atendimento, hoje restrita a 50%. "Mas não deixa de ser um marco importante para passar uma régua e pensar mais na frente".

Ele alerta, porém, preocupação com a validade do decreto que será pelos próximos 15 dias. "Em agosto acaba o programa federal que permitiu suspender contratos. Vamos ter que retomar essa mão-de-obra dentro do estabelecimento e, se não reduzirem as restrições, não temos como comportar todo mundo e pode ter uma nova grande onda de demissões no setor".

Já a presidente da Associação dos Empresários das Barracas da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, acredita que a medida deve surtir efeito imediato no setor. Primeiro porque abrir duas horas mais cedo, às 8 horas, vai permitir contemplar o público mais família que procura a praia nos primeiros horários, e também porque a extensão dos horários também favorece o turismo. "É bem positivo para nossa operação porque pega ainda a última semana de férias. Para nós, realmente há muito o que comemorar e manter o rigor dos protocolos". 

O que você achou desse conteúdo?