Algumas empresas que estão oferecendo benefícios aos seus clientes que estejam, total ou parcialmente, vacinados já têm histórico de engajamento em causas sociais. Outras, como a T-Shirt In Box, criada em Fortaleza no ano de 2012, têm a defesa ou a valorização de certas bandeiras no próprio modelo de negócio.
LEIA TAMBÉM | Ceará tem 16,59% da população vacinada contra a Covid-19
Essa cultura empresarial facilitou na hora de fazer a conexão entre o público da marca e a importância da vacinação. De acordo com Rhasnny Roque, fundadora e diretora criativa da empresa, "com o País e o mundo em uma crise gigantesca enfrentando por conta dessa pandemia eu não poderia deixar de me manifestar. Então, antes mesmo de pensar em uma promoção, a gente já estampava na nossas camisas a ideia de incentivo à vacinação, com frases como 'tome vacina' ou com brincadeiras em relação ao negócio de 'virar jacaré'".
Mais recentemente, ela passou a oferecer cashback (retorno de dinheiro) para clientes imunizados. "A gente resolveu que para poder fazer fortalecer mais a ideia e que as pessoas realmente vestissem a camisa da vacinação deveria oferecer 50% do valor da compra feita, na compra seguinte, apresentando sua carteirinha de vacinação contra a Covi-19", explica. Ela acrescenta que "chega a ser burrice, um empresário que não levanta a bandeira da vacinação porque é a única solução para realmente voltar a ter uma vida normal".