Logo O POVO+
O que esperam os pequenos produtores
Economia

O que esperam os pequenos produtores

Desafios. Na pandemia
Edição Impressa
Tipo Notícia

Walfrido Monteiro, de 52 anos, produtor de gado leiteiro há mais de 15 anos, é um dos pequenos produtores que estão participando da primeira etapa do programa Nordeste Leiteiro. Em sua pequena fazenda, em Icó, tem um rebanho composto de 54 animais, o que garante a ele uma produção entre 380 e 420 litros de leite por dia.

"A minha grande expectativa em ter esse acompanhamento é de conseguir melhorar a produção. Não só na parte técnica, mas na gestão da propriedade leiteira", afirmou Walfrido, que é também presidente da Associação dos Criadores do Ceará (ACC).

Ele diz que, hoje, um dos principais gargalos para produção de leite está no custo dos insumos. Segundo ele, o preço do milho e da soja, do início de 2020 para cá, subiu mais de 50%. Além disso, boa parte dos medicamentos e núcleos para concentrados, que são importados, também passaram a custar muito mais. "Eles falaram que uma das metas do programa é criar grupos de compras para reduzir os custos de produção. Se isso acontecer já vai dar uma boa ajuda".

O que você achou desse conteúdo?