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Exclusivo: Solar Coca-Cola e Shineray do Brasil fecham parceria para frota de motos elétricas
Economia

Exclusivo: Solar Coca-Cola e Shineray do Brasil fecham parceria para frota de motos elétricas

O plano é substituir três mil veículos da engarrafadora de Coca-Cola por motos elétricas, em seis anos
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Motos que serão utilizadas na parceria Solar Coca-Cola e Shineray Brasil (Foto: Leo Caldas/divulgação                                  )
Foto: Leo Caldas/divulgação Motos que serão utilizadas na parceria Solar Coca-Cola e Shineray Brasil

A Solar Coca-Cola fechou parceria com a Shineray do Brasil para substituir, em seis anos, 3 mil veículos por motos elétricas.

O planejamento entra no foco de sustentabilidade da engarrafadora de Coca-Cola com sede no Ceará, como compromisso com o meio ambiente.  

Os testes iniciam neste neste mês de agosto e entram no projeto piloto com a Shineray do Brasil, única indústria de veículos sobre duas rodas do Nordeste.

A parceria vai utilizar motocicletas elétricas do modelo SHE-3000, recém-produzido e ainda inédito no portfólio da montadora.

“Um dos grandes pilares para criação de um ambiente de negócios sustentáveis é a mobilidade. O time de Logística e Compras está testando e avaliando várias iniciativas nos vários modais possíveis e com este anúncio damos mais um importante passo rumo a um crescimento estratégico e sustentável”, explica Orlando Fiorenzano, diretor de Planejamento Integrado e Suprimentos da Solar Coca-Cola.

Ele complementa que também é importante neste projeto o fortalecimento da economia local do Nordeste, já que a montadora fica em Pernambuco.

De acordo com a Shineray, a frota de motos comerciais elétricas executa o mesmo serviço logístico das motos à combustão, mas com menor impacto para o meio ambiente e redução dos custos operacionais.

A promessa é que os veículos sejam mais tecnológicos, inovadores, e também mais eficientes e ágeis na prestação de serviços. Além dos benefícios para o meio ambiente, o uso desse tipo de veículo também contribui para a redução da poluição sonora.

 “Temos a expectativa de ganhos com a diminuição da necessidade de manutenção e o aumento da segurança dos nossos colaboradores, tendo em vista que as motos têm velocidade controlada”, afirma.

Thomas Edson, diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, acrescenta que uma moto elétrica hoje praticamente não tem manutenção, é isenta da taxa de IPVA e não tem o alto custo da gasolina. "Tudo isso diminui consideravelmente os custos operacionais, é uma parceria em que todos saem ganhando”, frisa.

Conheça o modelo da moto 

A SHE 3000 é um modelo exclusivo, pensado nas necessidades comerciais. A potência máxima é de 3000W com capacidade de carga é de 150kg. As motos, na cor branca, foram adesivadas com a identificação visual da multinacional.

Por serem livres de alguns componentes presentes nas motocicletas à combustão que precisam de recorrentes substituições – como filtro de combustível, filtro de óleo, velas de ignição, entre outros –, os veículos elétricos acabam tendo os custos de manutenção reduzidos. Além disso, há maior tempo de duração das baterias.

Conheça as empresas

Listando entre os 20 maiores fabricantes mundiais e ocupando a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no País, a companhia conta com mais de 11 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso.

Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.

Dentro do seu pilar de sustentabilidade, destaca-se o projeto que prevê a troca de 100% da frota de empilhadeiras elétricas nos estados do Ceará e Mato Grosso.

Além disso, a companhia também conta com a utilização de Gás Natural Renovável (GNR) como insumo energético para os equipamentos industriais.

Já a Shineray está no Brasil há mais de 15 anos. Em 2015, estreou uma nova fase, após investimentos de R$ 130 milhões para inaugurar a primeira montadora da marca fora do continente asiático.

Com 230 mil metros quadrados de área total, 60 mil m² de área construída e gerando atualmente mais de 100 empregos, entre diretos e terceirizados, a planta industrial está localizada no Complexo de Suape, a 40 quilômetros do Recife. É a única montadora de motos no país instalada fora da Zona Franca de Manaus.

A fábrica tem capacidade para montar 700 mil unidades/ano e produz scooters elétricas, ciclomotores (a combustão e elétricos) e motocicletas (também nas versões a combustão e com motor elétrico). Os veículos utilizam tecnologia Bosch nos motores.

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