O Grupo Uni.co, dono das marcas Imaginarium, Puket, Mind e Lovebrands e recentemente adquirido pela Lojas Americanas, tem o objetivo de até 2022 abrir cinco lojas da marca Imaginarium nos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia, e quatro unidades da marca Puket no Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão.
A decisão veio em consonância aos dados econômicos que colocam o Nordeste em evidência. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as 24,2 mil unidades de franquias localizadas na Região faturaram em 2020 um total de R$ 24,07 bilhões.
Considerando apenas o mês de maio passado, foi o local que registrou maior aumento nas vendas na comparação com igual período de 2020 (30,3%).
Além disso, 20 das 100 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para se investir no comércio são localizadas no Nordeste, segundo o estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0, elaborado pela Urban Systems.
Além de cinco capitais – Teresina, Salvador, Natal, São Luís e João Pessoa –, a lista inclui outros 12 municípios nordestinos: Nossa Senhora do Socorro (SE), Camaçari (BA), São Gonçalo do Amarante (RN), Cabo de Santo Agostinho (PE), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Crato (CE), Simões Filho (BA), Alagoinhas (BA), Vitória de Santo Antão (PE), Caucaia (CE) e São José de Ribamar (MA).
A Imaginarium, principal marca do grupo, tem 17% de suas lojas na região Nordeste. Em 2020, as 35 unidades da Região – de um total de 207 de toda a rede – responderam por 15% do faturamento. Já em 2021, sete estão entre as 20 que mais venderam.
“Notamos um excelente potencial e receptividade dos consumidores da região Nordeste pelos nossos produtos, tanto da Puket como da Imaginarium”, comenta, em nota, Liliana Martins, gerente de expansão da Puket e Imaginarium, do Grupo Uni.co.
Considerando apenas a marca Puket, a região Nordeste foi a segunda com maior faturamento no primeiro semestre de 2021, perdendo apenas para o Sudeste, que tem uma concentração maior de unidades (99). Além disso, 16% do faturamento do semestre provém das lojas concentradas no Nordeste.
“Proporcionalmente falando, se olharmos a quantidade de loja por região versus o faturamento no semestre, a região Nordeste é a que tem a média maior”, conclui, em nota, a gerente.
Dentre as empresas que miram o Nordeste também estão o Grupo Hope, que projeta um potencial para a manutenção de 78 novas operações na Região. Até o fim de 2022, a companhia prevê a abertura de 25 novas unidades, dobrando sua presença.
Com 21 unidades no Nordeste atualmente, a empresa está em oito capitais – Salvador (quatro unidades), São Luís (duas), Aracaju (duas), Maceió (duas), Teresina, Natal, Recife e João Pessoa –, além de Caruaru (PE), Petrolina (PE), Feira de Santana (BA), Itabuna (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Campina Grande (PB) e Patos (PB).
“Não há como uma marca ser relevante nacionalmente sem ter uma presença significativa na Região Nordeste. É uma região estratégica para qualquer marca. Somado isso, a excelente aceitação da marca por nossas clientes do Nordeste nos dá a certeza de um potencial imenso ainda pouco explorado”, comenta, ao O POVO, o gerente de Expansão do Grupo Hope, André Momberg.
O executivo também menciona a relevância do Nordeste para a companhia. “Nossa fábrica fica em Maranguape (CE). Nada mais natural e legítimo que tenhamos uma estratégia específica para a região”, afirma Momberg.