Logo O POVO+
Ceará segue com exportações em alta
Economia

Ceará segue com exportações em alta

Apesar de instabilidade nacional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Hub marítimo e boas relações diplomáticas internacionais ajudam exportações cearenses (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Hub marítimo e boas relações diplomáticas internacionais ajudam exportações cearenses

Em termos locais, os exportadores cearenses seguem se apoiando em uma espécie de "diplomacia comercial" empreendida com apoio de entidades empresariais, organizações da sociedade civil e do poder público estadual para atravessar, sem grandes sustos, o período de instabilidade em Brasília.

Ontem, O POVO noticiou as tratativas para implantação de uma Câmara de Comércio Brasil-Argentina no Ceará. O Estado já possui câmaras similares com outros dez países (Portugal, Angola, China, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, França e Holanda), além de um escritório comercial com Israel.

Segundo a economista Eufrasina Campelo, "a pauta exportadora do Ceará apresentou alta em praticamente todos os indicadores, no primeiro semestre. Ela é composta por produtos ligados à agropecuária, tais como tecidos, couro e crustáceos. O camarão, por exemplo, é uma commodity, e isso significa dizer que tem seu preço oscilando de acordo com o dólar. As pás para geradores eólicos merecem um pouco mais de destaque, pois apresentam conteúdo tecnológico agregado e o Ceará está se tornando um fornecedor para um dos setores que mais se desenvolvem no mundo".

Nesse sentido, o ex-presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior da Adece, Roberto Marinho, enfatiza que o Estado tem se constituído em um hub de energias renováveis. "Além disso, o Ceará já pode ser considerado um hub marítimo e aéreo", acrescenta. Ele pontua, contudo, que mercados como o africano e o norte-americano poderiam ser mais bem explorados com a redução das tensões no Brasil.

"Eram mercados que estavam se abrindo e essa abertura ficou mais lenta porque todo mundo fica tenso. Governos passam, mas os países, as empresas e toda a vida de uma nação devem ser mais fortes que as paixões políticas", conclui. 

 

O que você achou desse conteúdo?