Logo O POVO+
Países reabrem para vacinados, mas volta de voos ainda é lenta
Economia

Países reabrem para vacinados, mas volta de voos ainda é lenta

| VIAGENS INTERNACIONAIS | Fronteiras de países da Europa começam a reabrir, mas oferta de voos ainda é desafio. Em Fortaleza, apenas Lisboa é destino direto, ofertado pela TAP
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em agosto, o Aeroporto de Fortaleza deve receber apenas 36 voos internacionais, todos da companhia aérea portuguesa TAP. (Foto: Fernanda Barros/ Especial O POVO)
Foto: Fernanda Barros/ Especial O POVO Em agosto, o Aeroporto de Fortaleza deve receber apenas 36 voos internacionais, todos da companhia aérea portuguesa TAP.

O avanço da vacinação no Brasil, inclusive com parcela da população sendo imunizada com a segunda dose, fez com que alguns países, principalmente europeus, reabrissem suas fronteiras para brasileiros. Mesmo com restrições, inclusive para tipos de imunizantes, a partir deste momento os brasileiros encontram mais opções de viagens internacionais. Segundo a plataforma de viagens Kayak, 112 destinos estão abertos total ou com alguma restrição para brasileiros. Outros 114 mantêm fronteiras fechadas. O grande desafio do momento é a oferta de viagens.

De acordo com a Fraport Fortaleza, que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins, a previsão de voos internacionais para este mês de agosto é de 36 voos, movimentando cerca de 6 mil passageiros. Em março de 2020, último mês antes da onda de cancelamentos e restrições de destinos, eram cinco voos diários, totalizando 155 chegadas e partidas no mês. 

LEIA AINDA | Ministros da OCDE lançam iniciativa para apoiar viagens internacionais seguras

+ Turismo brasileiro acumula prejuízo de R$ 376,6 bilhões desde início da pandemia

A Fraport ainda destaca que, atualmente, os voos internacionais estão sendo operados somente pela companhia TAP, com origem/destino Lisboa, Portugal. No que se refere às outras companhias internacionais que operam voos diretos com o Exterior a partir de Fortaleza, a Air France, por exemplo, mantém o prazo para retorno da rota Fortaleza-Paris a partir de outubro. Já a KLM ainda não definiu prazos para o retorno da operação Fortaleza-Amsterdã.

Já a Air Europa trouxe novidades e revelou ao O POVO que só deve retomar a operação da rota Fortaleza-Madri na metade do próximo ano. "Considerando a atual situação global da pandemia - no contexto da saúde -, a Air Europa revê constantemente a otimização da sua rede em todos os países onde opera, adaptando-a às restrições de viagens e às demandas dos clientes. Com isso, a previsão de retorno para operação na região é junho de 2022."

A ampliação da oferta de destinos foi intensificada neste mês de agosto entre as companhias aéreas brasileiras. A Gol, por exemplo, anunciou ontem que volta a operar voos para Montevidéu (Uruguai) a partir de Guarulhos-SP, em 3 de novembro. No mesmo mês, nos dias 12 e 13, a aérea ofertará os destinos Punta Cana (partindo de Guarulhos) e Cancún (partindo de Brasília).

Partindo do aeroporto de Fortaleza, a companhia anunciou que tem planos de retomar, em janeiro de 2022, com uma frequência semanal, voo para Buenos Aires/Aeroparque (AEP). Em meados de junho do ano que vem, está prevista ainda a retomada dos voos diários da capital cearense para a Flórida, nos Estados Unidos, sendo quatro voos semanais para Miami (MIA) e três para Orlando (MCO). 

Ao O POVO, a Azul afirmou que não possui previsão e que "segue acompanhando a movimentação da demanda e flexibilização das fronteiras". A companhia opera dois destinos internacionais a partir do Aeroporto de Viracopos-SP: para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal.

"Nosso horizonte é incerto, mas pode nos trazer boas surpresas e acreditamos em uma recuperação acelerada do tráfego. As pessoas estão com saudades de viajar", diz a Azul em nota.

A Latam destacou o mesmo. Por enquanto, segue operando a partir de Guarulhos para total de 13 destinos, entre eles Santiago e Madri, que possuem restrições para entrada de turistas, além de Cidade do México e Cancún, que tiveram aumento de demanda por não terem restrições aos viajantes brasileiros. "Toda essa operação está sujeita à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países", enfatiza a Latam em nota.

Mesmo para os passageiros totalmente vacinados, chegar ao destino muitas vezes não é fácil. Para entrar na França, por exemplo, os viajantes brasileiros precisam apresentar comprovante de vacinação com a dose única da Janssen há pelo menos 28 dias ou com a segunda dose da Pfizer ou AstraZeneca há sete dias. A CoronaVac não está na lista de vacinas aceitas entre os principais destinos do mundo.

Entre as novidades positivas para os brasileiros está o anúncio recente de que o Canadá autorizou que brasileiros com vacinação completa com Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Moderna podem visitar o país a partir de setembro. Entre os tradicionais destinos de brasileiros em viagens internacionais, seguem restrições. Para os Estados Unidos, voos diretos do Brasil estão proibidos para turistas. A solução tem sido ficar em quarentena de 14 dias num terceiro país fora de uma lista de vetos do governo, além de um formulário e atestado preenchido antes do embarque e teste RT-PCR ou de antígeno até 72 horas antes do embarque.

Demanda

A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), com base em dados das mais de 2,2 mil agências de viagens espalhadas pelo País, declara que há grande aumento na demanda por viagens pelo público já vacinado. Os destinos nacionais são os mais demandados do momento, mas, os internacionais, há crescimento de procura por destinos com menos restrições e abertos para brasileiros, caso de Dubai, México e Maldivas – mas todos esperam boa demanda quando Estados Unidos e Europa abrirem as fronteiras, porque recebem consultas frequentes. Quem tem carta de crédito com empresas marítimas também já está buscando as agências para garantir lugar na temporada quando liberada.

"O aumento vem sendo verificado desde março - no mês de maio houve aumento de 28% nas buscas em comparação ao mês de abril e quando comparados os orçamentos da primeira quinzena de maio com os da primeira quinzena de junho, o aumento foi de 20% para viagens em setembro e de 14% para dezembro. No geral, a expectativa é fechar 2021 com perto de 70% do faturamento de 2019. Lembrando que 2020 seguiu praticamente sem vendas durante muitos meses, com o movimento focado em remarcações ou reitinerações", destaca a Abav em nota ao O POVO.

Veja dicas de como planejar a viagem dos sonhos com economia no Dei Valor

Aéreas nacionais

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas nacionais registram, em agosto, o quarto mês consecutivo de crescimento no número de voos domésticos, com uma média de partidas diárias de 1.680, ou o equivalente a 70% da oferta de voos no início de março de 2020, antes do impacto da pandemia no setor aéreo.

O que você achou desse conteúdo?