Logo O POVO+
Aumento de casos da variante Delta preocupa Estado
Economia

Aumento de casos da variante Delta preocupa Estado

| COVID-19 | Ceará soma 62 casos da variante Delta, sendo 13 por transmissão comunitária. Do total de confirmações, a maioria é de casos importados — pessoas com histórico de viagem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Ceará confirma 1.243.937 casos de Covid-19 desde o início da pandemia (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Ceará confirma 1.243.937 casos de Covid-19 desde o início da pandemia

O Ceará já registra 62 casos confirmados da variante Delta. Aumento "progressivo" é considerado preocupante pela equipe técnica da Secretaria da Saúde, afirmou o recém-nomeado titular da pasta, Marcos Gadelha. Há predominância de casos importados. Ou seja, pessoas com histórico de viagem.

Atualização de casos da variante foi feita durante transmissão para anúncio do novo decreto de enfrentamento à Covid-19 do Estado, junto ao governador Camilo Santana (PT).

Dos 62 casos identificados da mutação, mais transmissível do que o vírus original e demais variantes, 20 são de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins e três são funcionários do local. Os viajantes chegaram em voos oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Recife e, fora do País, do México.

Todos foram orientados, ainda no Centro de Testagem, quando os testes de antígeno deram positivo, a cumprir autoquarentena de 14 dias.

Os outros 39 casos são de pacientes que testaram positivo para Covid-19 em unidades da Sesa, além de amostras que foram enviadas por outras unidades de saúde ou municípios e que, posteriormente, foram encaminhadas para sequenciamento genômico, que possibilita identificar se é caso de variante.

Sequenciamento é realizado pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesa faz o rastreamento de todos os casos, com busca ativa pelos pacientes, com contatos diretos. Dos 39 que não passaram pelo Centro de Testagem do Aeroporto, apenas 13 não têm histórico de viagem, ou seja, confirmam a transmissão comunitária da variante Delta no Ceará.

Outros seis casos ainda estão em investigação. Os demais relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo.

A transmissão comunitária ocorre quando há confirmação de caso sem vínculo a outro caso confirmado. Ou seja, quando uma pessoa tem diagnóstico positivo sem que seja possível rastrear qual a origem da infecção. Isso indica que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior. Primeiro caso de transmissão comunitária no Estado foi confirmado há nove dias.

Há apenas dois dias, número de casos da variante Delta eram 43. Diante desse cenário, novo decreto de enfrentamento à Covid-19 no Ceará teve poucas alterações.

Leia também: Ceará soma 23.953 mortes e mais de 928 mil casos por Covid-19

"Em uma reunião com a equipe técnica, todos manifestaram preocupação com o aumento progressivo de casos da variante Delta", disse Marcos Gadelha, alertando para a manutenção de cuidados de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Dos 62 pacientes identificados com a variante Delta, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a secretaria, a maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará.

As 56 pessoas que residem no Estado são de 22 municípios: Aquiraz, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Poranga, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá.

Conforme o governador Camilo Santana, apesar do alerta, o Ceará mantém queda da transmissão do vírus, dos óbitos e da ocupação dos leitos. Mas, a preocupação, segundo Camilo, é mesmo a variante Delta, razão pela qual as mudanças nas determinações são poucas.


 

O que você achou desse conteúdo?