Logo O POVO+
Estados devem participar com doação de terrenos e recursos
Economia

Estados devem participar com doação de terrenos e recursos

Ceará e mais dez. Adesão ao programa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Entre os anúncios feitos pelo Governo Federal ao lançar o novo programa habitacional, também está uma modalidade de financiamento de imóvel na qual estados e municípios devem garantir contrapartida de 20% do valor do residencial. Dez estados aderiram ao programa. Entre eles, o Ceará.

Na prática, segundo explicou o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, estados e municípios devem entrar com doação de terrenos ou dinheiro para que os projetos habitacionais sejam viabilizados.

"Esses 20% serão Estado e município em terreno ou dinheiro já passado direto pra construtora. Nós enxergamos isso de uma maneira excepcional porque diminui essa diferença de custo e beneficia diretamente as pessoas menos favorecidas, porque o foco é a habitação de interesse social", afirmou.

Em troca, o valor de entrada no imóvel próprio para famílias com renda mensal de até R$ 4 mil será reduzido ou zerado.

"O que nós estamos propondo no programa Parcerias, dentro do Casa Verde e Amarela, é que estados e municípios, juntos ou separados, garantam uma contrapartida que tire da família a obrigatoriedade da entrada", disse o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos.

De acordo com ele, com a contrapartida de estados e municípios, o subsídio pode chegar a até 40% do valor de compra e venda.

Segundo o ministério, foram fechados acordos com dez estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas. (Com agências)

O que você achou desse conteúdo?